“Que hábito você vai vestir hoje?” Achou estranha a pergunta? A palavra “hábito” vem do latim habitus e significa condição, aparência, vestimenta e comportamento. Assim, na origem dessa expressão, encontramos uma relação com a roupa que vestimos todos os dias. A vestimenta dos padres, por exemplo, é chamada de hábito eclesiástico, e o conjunto paletó e calça recebe o nome de “costume”.
No sentido mais habitual, “hábito” diz respeito a comportamentos costumeiros que revestem a vida de significado e revelam a essência das pessoas. Quem alinhava hábitos costura um caráter. Como a roupa faz com o corpo, os costumes vestem nossa personalidade e delineiam o que somos.
A Bíblia apresenta alguns dos hábitos de Jesus. No “look” diário dele, algumas “peças” eram fundamentais: (1) Oração. “De manhã bem cedo, quando ainda estava escuro, Jesus se levantou, saiu da cidade, foi para um lugar deserto e ficou ali orando” (Marcos 1:35). Jesus é, muitas vezes, retratado nos evangelhos em atitude de oração. Ele não abria mão dessa conexão com o Pai e a usava como farda para enfrentar os desafios da vida.
(2) Estudo da Bíblia. “As Escrituras Sagradas afirmam: ‘O ser humano não vive só de pão, mas vive de tudo o que Deus diz’” (Mateus 4:4). Essa fala de Jesus para vencer a primeira tentação no deserto revela o nível de importância das Escrituras em sua vida e demonstra o hábito de alinhavar os diálogos com elas. (3) Obediência à lei de Deus. “No sábado, conforme o seu costume, foi até a sinagoga” (Lucas 4:16). Porque a guarda do sábado foi estabelecida no quarto mandamento, Jesus assimilou essa prática e fez dela um hábito, dando-nos assim um precioso exemplo de como devemos nos comportar em relação a esse dia santo.
Além desses, a Bíblia revela muitos outros costumes de Jesus, como cultivar bons relacionamentos, falar sempre a verdade, ajudar os outros, etc. Precisamos também desenvolver hábitos assim. Ellen White afirma: “O que, à primeira vista, parece difícil, pela constante repetição, torna-se fácil, até que pensamentos e ações corretos se tornam habituais” (A Ciência do Bom Viver, 491, adaptado).
A vida perfeita de Jesus era como um lindo tecido entremeado de fios de bons hábitos que Ele desenvolveu e consolidou em seu cotidiano. Revista-se dos hábitos de Jesus e você sempre estará bem-arrumado para os desafios da vida.