Sábado
05 de junho
Hierarquia essencial
Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração. Hebreus 4:12

Apesar de vivermos em um mundo cético que nos tenta a crer que a ciência dita as regras e que, em essência, podemos ser reduzidos a meros fenômenos físico-químicos, temos a revelação de que o Deus Todo-Poderoso nos fez como seres espirituais.

Como seres humanos, temos em nossa estrutura uma disposição espiritual que deve predominar sobre nossas aptidões físicas e mentais. Não fomos feitos só de razão ou instinto; a natureza espiritual é parte de nós e tem primazia, pois somos criaturas feitas à imagem de Deus.

De fato, nossas crenças, religiosidade e espiritualidade são parte de nosso equilíbrio pessoal e social. Apesar de muitos acreditarem que devemos regular a sociedade com uma régua e um tubo de ensaio, sabemos que somos constituídos de sentimentos, musicalidade e consciência moral; temos sede de amor, angústia diante da morte e perguntas sinceras sobre nossa existência e a pessoa de Deus.

Assim, nossa natureza espiritual deve regular as dimensões mental e física, tornando-se central em nossa vida. Mente, corpo e espírito não são partes distintas, não podem existir de maneira independente, e, para alcançarem seu propósito máximo, devem obedecer a uma hierarquia. “Eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente” (Jo 10:10). Dessa maneira, nosso corpo e nossa mente serão mais saudáveis se estiverem sob a natureza espiritual, se forem cultivados de acordo com a vontade revelada por Deus.

Que cada um de nós experimente a paz e a graça de viver em harmonia com a vontade divina, respeitando as leis espirituais, acima de tudo, conforme são apresentadas na Bíblia, e as leis físicas, conforme podemos observar na natureza!