Hipérbole é a figura de linguagem que exagera um conteúdo com o propósito de mostrar sua importância. “Já falei mais de mil vezes, menino, para não entrar na água após o almoço. Você pode ter uma congestão e até morrer!” Era assim que, na minha infância, mamãe tentava chamar atenção do filho para a importância do que estava dizendo. Ela era extremamente hiperbólica (acho que também fui agora) com essa coisa de mergulhar depois do almoço.
Jesus usou a hipérbole no versículo bíblico de hoje. Com essa figura de linguagem, Ele quis deixar clara toda a malignidade do pecado.
Como se trata de linguagem figurada, é óbvio que Deus não deseja que ninguém se automutile. Por não entender o que Senhor estava dizendo, algumas pessoas levaram essa orientação ao pé da letra. Orígenes, por exemplo, um importante teólogo do início da igreja cristã, foi um dos casos mais conhecidos. Ele se autocastrou para evitar o pecado da luxúria. Jesus nunca pretendeu que suas palavras fossem entendidas dessa forma.
Interpretar de maneira literal esse ensino é desconsiderar a profundidade da ação de Deus em nossa vida. Além de impedir a prática do pecado, Ele deseja, acima de tudo, que nossa mente seja pura. Ele não quer mutilação física, mas uma ação mortal contra a natureza pecaminosa. O apóstolo Paulo confirma: “Porque, se vocês viverem de acordo com a natureza humana, vocês morrerão espiritualmente; mas, se pelo Espírito de Deus vocês matarem as suas ações pecaminosas, vocês viverão espiritualmente” (Romanos 8:13, itálico acrescentado).
Era a isso que Jesus estava se referindo ao usar a hipérbole do versículo de hoje. Arrancar o olho, portanto, equivale a não ter olhos para o que é impuro, porque o coração foi purificado pela graça de Deus, e o pecado foi morto em nossa vida. Em termos práticos, significa também uma firme decisão de não se contaminar com nada que nos exponha ao mal. Filmes, sites, revistas e pessoas que podem nos fazer pecar devem ser arrancados de nossa vida para que não façam reviver a impureza em nosso coração.
Nenhuma hipérbole poderá exagerar suficientemente a maravilha que será viver para sempre com Jesus no Céu nem a tragédia de perder a vida eterna. Por isso, permita hoje que Deus purifique seu coração e o inunde com seu hiperbólico amor.