Sábado
24 de fevereiro
Histórias da Bíblia
Viemos a ser um espetáculo para o mundo, tanto diante de anjos como de homens. 1 Coríntios 4:9

Quando eu era garotinha, acreditava que a Bíblia ainda estava sendo escrita. Parece tolice pensar nesse conceito agora que sou adulta; porém, crescendo sem a mídia, de algum modo, isso fazia sentido. Com aquela idade, eu nunca havia assistido a um filme ou programa de televisão, ouvido rádio ou quaisquer histórias que não fossem da Bíblia. Então, quando minha prima e eu brincávamos de nos fantasiar, era sempre para imitar o que conhecíamos: personagens bíblicos. Amarrávamos toalhas na cabeça e enrolávamos lençóis no corpo, fazendo de conta que vivíamos nos dias antigos. Mas eu não sabia o quanto aqueles dias realmente eram “antigos”. Acreditava que eles podiam ter sido a geração antes de mim. Toda vez que eu ouvia a expressão “Palavra viva”, entendia que isso significava que as histórias eram reais e aconteciam ao nosso redor, e Deus estava decidindo qual história seria escrita a seguir, e sobre a vida de quem.

Lembro-me de estar deitada na grama, considerando como funcionaria tudo aquilo; o mais importante, como eu poderia ter a minha história registrada na Bíblia também. Havia muita gente no mundo, e parecia que aqueles cuja história seria escrita a seguir teriam que fazer algo muito espetacular para serem notados por Deus. Afinal, era o livro mais importante no mundo todo! Às vezes, eu ficava preocupada com o fato de que já havia uma Noemi no livro de Rute. Queria saber se duas pessoas com o mesmo nome teriam permissão para serem incluídas. Eu pensava em Moisés e nos seus grandes feitos e concluí que eu faria, sim, algo espetacular. Eu lideraria uma grande nação para Jesus, assim como Moisés. Não sabia como ou onde, mas aconteceria. Achei, então, que era necessário começar a me preparar naquele momento, porque não seria fácil.

Posso ter estado “dois mil anos” atrasada com meus planos juvenis, mas as minhas ideias eram válidas.

O quanto a vida seria diferente se soubéssemos que outros leriam nossa história, refletiriam sobre ela e aprenderiam com ela? Seria uma história de coragem, fé e triunfo? Ou algo diferente? A verdade é que nossa história está sendo escrita em um grande livro: o Livro da Vida, redigido por Jesus. E outros estão observando e aguardando para ver o que acontecerá a seguir.

Naomi Striemer