Sábado
31 de dezembro
Histórias
Eis que faço novas todas as coisas. Apocalipse 21:5

Em uma certa noite de inverno, desfrutei os prazeres de uma peça no teatro local. A história era repleta de voltas e reviravoltas, relacionamentos evolutivos e uma variedade de emoções. Assim como na vida real. Depois, corajosamente saí em meio ao ar frio e úmido, com flocos de neve caindo ao meu redor, sentindo-me radiante em relação à vida.

Naquela noite, durante o trajeto um tanto quanto contemplativo até minha casa, refleti sobre a ideia de nossa vida ser como peças teatrais ou histórias com Deus sendo o autor. A verdade é que cada uma de nós foi criada pelo nosso querido Pai celestial para ser protagonista da própria história inédita, amorosa e criativamente escrita pelas Suas mãos.

Portanto, cada uma de nós tem uma história a contar, pois, de fato, o desenrolar da nossa vida se dá por meio de histórias, crônicas que vão da alegria à tristeza, do júbilo ao desespero, da motivação à indiferença, dos sorrisos às lágrimas, da esperança ao medo. No palco da vida temos um elenco de estrelas formado pela família, amigos, pessoas queridas e desconhecidos que contracenam todo o tempo e em todos os lugares seguindo o projeto do grande roteirista — Deus.

Os elementos de nossa vida são presenteados a nós pelo nosso Pai celestial. As coisas boas, más, comuns — nada acontece por acaso. Ele planeja as circunstâncias e as pessoas que nos proporcionarão a oportunidade de viver nossas crenças e fortalecer nossa fé. Foi dito que Deus nos ama demais para nos deixar do jeito que somos. Ele quer criar algo lindo em nossa vida — uma obra-prima literária!

Cada dia desse grande presente da vida adiciona mais fatos à sua história inédita. Ao fim do dia, o que foi acrescentado à sua história? Como você respondeu em pensamento, palavras e atos ao design de Deus? Ao final do ano, você consegue dizer que completou um capítulo do livro da sua vida que deixa o Pai feliz? Pare para analisar as pessoas e as circunstâncias ao seu redor neste ano que passou. Qual foi o propósito de cada um dos elementos? O que Deus tentou ensinar a você? O que Ele tentou fazer na sua vida? Madre Teresa de Calcutá certa vez disse: “Somos todos lápis na mão de Deus.” O que você está escrevendo?

No crepúsculo desse novo ano, muitas coisas a aguardam. A esperança transborda. Se, de fato, somos lápis na mão de Deus, o que você escreverá com a sua vida nesse próximo ano?

Karen Pourbabaee