O verso de hoje apresenta uma das mais lindas promessas da Bíblia. O capítulo 56 de Isaías contém uma mensagem especial de Deus para todos aqueles que se sentem um caso perdido. Nessa passagem, pecadores em busca de redenção encontram uma maravilhosa promessa de perdão e restauração.
O estrangeiro, o eunuco ou os aleijados de todos os tipos eram excluídos da adoração no templo. Um estrangeiro e um eunuco jamais podiam entrar ali. Era vetada a participação deles nos sacrifícios diários. Os estrangeiros representavam o politeísmo praticado pelos povos pagãos; e os eunucos tinham o problema irreversível da castração. Eles olhavam as famílias indo adorar aos sábados, com uma penca de filhos pendurados nas mãos, e pensavam: “Não passo de uma árvore seca” (v. 3). Não conseguiam ver nenhuma esperança.
Contudo, o texto acima reforça uma verdade encontrada em todo o livro de Isaías: os propósitos divinos iam além de Israel e incluíam todos os povos. Chegaria o dia em que todos poderiam se aproximar do Senhor. Ninguém seria lançado fora nem excluído.
Enquanto o equivocado zelo religioso dos fariseus excluía as pessoas, o maravilhoso plano de Deus convidava os excluídos para se aproximarem do Eterno com confiança. Deus estava chamando os eunucos para Sua casa.
Talvez você esteja se sentindo um caso perdido. Talvez tenha fracassado como filho, no casamento, nos negócios. Pode ser que sua igreja o faça sentir-se ainda pior. Porém, Deus não negligencia os perdoados. Se você foi alcançado pelo perdão divino, ninguém pode fazer você se sentir uma mercadoria com defeito. Isaías previu que um dia Jesus abriria o caminho para que todos se aproximassem de Deus, por meio do sacrifício do Messias.
Minha oração hoje é que o Senhor nos ajude a receber os “estrangeiros e eunucos” de braços abertos, pois temos o compromisso de fazer de Sua igreja uma casa de oração para todos os povos.