Terça-feira
25 de julho
Hora certa
A minha hora ainda não chegou, mas para vocês qualquer hora serve. João 7:6

“Apressado come cru e quente.” Alguém já falou esse ditado para você? Para falar a verdade, eu já ouvi, algumas vezes. Outra frase da sabedoria popular nos lembra de que a pressa é a inimiga da perfeição. E nós começamos a aprender isso antes de nascer. Em média, o tempo de gestação de um ser humano são 40 semanas. Esse período de espera permite o desenvolvimento adequado do feto, preparando-o para viver sem estar ligado diretamente ao corpo da mãe.

Esse princípio deveria nortear nosso desenvolvimento em todos os sentidos da vida. Querer adiantar algumas coisas pode ser perigoso e frustrante. Tudo tem um tempo certo para acontecer.

A adolescência, por exemplo, é uma etapa da vida em que percebemos mudanças significativas no corpo e no coração. É a fase em que estamos no meio do caminho entre o que é ser criança e o que é ser adulto. A voz, às vezes grossa e às vezes fina dos meninos, ajuda a ilustrar a transição. São naturais algumas crises nesse período, em que corpo e mente são esticados para se encaixarem ao padrão adulto.

Entretanto, mesmo que a adolescência seja uma travessia, ela deve ser curtida com suas características, e sem ansiedade quanto ao futuro. Os apressadinhos acabam se machucando, ao vivenciar coisas para as quais não estão preparados.

Por exemplo, não é porque os hormônios estão em polvorosa no corpo que a pessoa está pronta para a vida sexual; o fato de saber tudo sobre carros não dá o direito de dirigir sem habilitação. O desrespeito a essas regras pode resultar em dor de cabeça de adulto em corpo e mente de garoto.

Jesus sempre lidou muito bem com o tempo e com as fases da vida. Nasceu no período certo (Gálatas 4:4), como criança e adolescente, mesmo sendo Deus, foi obediente a seus pais humanos (Lucas 2:51) e sempre se preocupou em não adiantar o futuro. Essa é a mensagem dele no versículo de hoje.

Cada fase da vida é recheada de beleza e aprendizado. Passe por todas elas, aproveitando tudo de bom disponível e prepare-se para o que vem pela frente. Não se machuque, tentando pular etapas, na pressa de querer ser o que ainda não é. Fique calmo! Em cada etapa, Deus sempre tem um “prato” prontinho e na temperatura certa. Aproveite sem pressa.