O rapaz vai conversar com o pai de sua pretendente e leva um amigo para ajudá-lo. O papel do amigo é supervalorizar tudo o que ele falar. Depois de combinarem, foram para o encontro. “Você trabalha”?, perguntou o pai da menina. “Tenho um trabalhinho”, responde o rapaz. “Trabalhinho, não. Ele é quase dono da empresa” emenda o amigo, cumprindo o combinado. Em certa altura da conversa, o rapaz espirra, e o pai da menina diz: “É gripe”? “Apenas um resfriado” responde o rapaz. “Resfriado, não. É quase uma tuberculose”, completa o amigo. Em tom de brincadeira, a história acima revela o desfecho da exaltação orgulhosa: o envaidecido sempre acaba envergonhado.
O orgulho cega as pessoas e as coloca em situações difíceis. Pessoas orgulhosas geralmente são solitárias porque pouca gente gosta de andar com elas. Não há verdadeira honra para quem age dessa maneira. O que resta é desprezo e zombaria, mesmo que de forma velada.
O contrário também é verdade, e o provérbio de hoje já havia revelado isso há muitos anos. Pessoas humildes são queridas e recebem honras dos companheiros e, principalmente, de Deus.
Na Bíblia, há um homem que se encaixa perfeitamente no versículo de hoje. Estou falando de João Batista, o precursor de Jesus. Ele tinha tudo para ser orgulhoso. Era um pregador reconhecido em seu país (as pessoas viajavam para vê-lo pregar), e até os líderes políticos tinham receio de mexer com ele.
Em vez de se orgulhar por todas essas coisas, João Batista mantinha a humildade. Certa vez, ele falou sobre Jesus: “É necessário que Ele cresça e que eu diminua” (João 3:30). Dessa forma, a promessa bíblica se cumpriu na vida dele. João foi honrado pelo próprio Deus. Sobre ele o Mestre falou: “Entre os nascidos de mulher, não surgiu ninguém maior do que João Batista” (Mateus 11:11). Já pensou em Jesus dizendo isso a seu respeito? Seria muita honra!
Não há problema em termos as melhores notas, usarmos roupas caras, sermos bonitos ou termos talento artístico, a menos que permitamos que o orgulho tome conta do coração. Quando reconhecemos que nossos talentos vêm de Deus, colocamos o orgulho embaixo de nossos pés. Se você e eu quisermos receber a verdadeira honra, não precisamos pedir a ninguém para nos exaltar; basta buscarmos humildade em Jesus. Ele nos honrará no tempo certo.