A paixão tem pressa de se envolver romanticamente. O perigo da pressa é que a pessoa faz e diz coisas para as quais não está preparada no momento. Em geral, quem faz isso não tem idade suficiente para o namoro. Vou ser bem direto: namoro não é brincadeira de criança!
“Todo mundo está namorando”, pensam alguns. Sentem-se incomodados se não fizerem o que a turma anda fazendo. Assim, muitos meninos e meninas pulam etapas importantes na vida e deixam de se dedicar aos estudos e outras coisas de sua idade.
Em 1 Coríntios 13, o apóstolo Paulo diz que o amor é a prova de nossa maturidade. Quando eu tinha 15 anos, comecei a gostar de uma garota, mas a família não permitiu o namoro. Conheci várias outras meninas depois disso, mas a realidade é que eu não tinha maturidade para me envolver num relacionamento afetivo naquela época. Quando me tornei homem, deixei para trás essas coisas de menino.
As estatísticas dizem que garotas que começam a namorar aos 12 anos perderão sua virgindade até os 19. O namoro prematuro está condenado a manipulações incontroláveis.
É melhor que se demore na fase da amizade. Namorar só porque todos namoram é deixar de pensar nas consequências do relacionamento afetivo. Mas, afinal, qual é a hora certa para começar a namorar? Se você tem pais sábios, eles lhe dirão o momento certo para isso e lhe darão aprovação. Se esse não é seu caso, busque orientação de Deus e de pessoas confiáveis e cristãs. Esses conselhos o ajudarão a não dar passos precipitados na vida e vão prepará-lo para o momento em que a idade de namorar finalmente chegar.