Quinta-feira
02 de fevereiro
Identidade secreta
Olha, não digas nada a ninguém; mas vai, mostra-te ao sacerdote e oferece pela tua purificação o que Moisés determinou, para servir de testemunho ao povo. Marcos 1:44, ARA

Como um simples par de óculos consegue impedir que as pessoas percebam que Clark Kent é o Superman? Coisas da ficção. Mesmo sem uma explicação satisfatória, o Superman se esconde atrás dos óculos do desajeitado Clark Kent para evitar que seus inimigos o atrapalhem na missão de salvar a Terra. Disfarçado, ele também pode se relacionar melhor com as pessoas, entender a condição humana e estar sempre disponível quando sua ajuda for necessária.

Deixando de lado a fantasia e falando de realidade, Jesus também teve um pensamento semelhante, como revela o texto bíblico de hoje. Depois de curar o leproso, o Senhor pediu que o rapaz não dissesse nada a ninguém a respeito de quem o havia curado, mas que se mostrasse para o sacerdote a fim de que as pessoas pudessem glorificar a Deus.

Jesus entendia que, se as pessoas soubessem de seu poder, os inimigos tentariam desviar a atenção do povo em relação a Ele, ou mesmo silenciá-lo. Além disso, o propósito do Senhor não era chamar a atenção popular para as curas e milagres, mas destacar a mensagem de amor e salvação que viera ensinar. Então, a melhor coisa a fazer naquele momento era não divulgar para todos sua identidade.

Como discípulos de Jesus, hoje, somos chamados para transmitir o amor de Deus em todo o tempo e lugar. No entanto, temos que ser sábios e encontrar maneiras inteligentes para alcançar as pessoas. Por exemplo, pode ser que seu amigo não cristão rejeite um convite para ir à igreja, mas certamente ficará feliz se você o ajudar em uma tarefa difícil. Com essa atitude, você demonstrará o amor de Deus e começará a abrir o coração dele para o evangelho. Ser amigo e se interessar de verdade pelas necessidades de alguém é mais importante do que despejar um monte de palavras sem propósito sobre a Bíblia.

Lembre-se: usar estratégias missionárias não é negar a fé ou mesmo assumir comportamentos errados para agradar as pessoas. Nunca negocie seus princípios. Jesus sabia exatamente que era o Filho de Deus na Terra e agia como tal. É assim que devemos ser também. O que você come, veste, a música que ouve, as palavras que fala, tudo isso vai fazer pessoas quererem conhecer sua “identidade secreta” de filho de Deus. E assim, sem os “óculos”, você poderá falar com poder sobre Jesus.