Sexta-feira
25 de fevereiro
Ilumine o lugar onde você está
A ansiedade no coração pode abater alguém, mas uma boa palavra traz alegria. Provérbios 12:25

Uma colega entrou na minha sala no meio da manhã. Seu semblante estava carregado; os ombros caídos estavam em sintonia com seu andar vagaroso e sem propósito. Depois de nos cumprimentarmos, minha colega relatou que depois de ouvir tantas pessoas deprimidas, ela também tinha acabado ficando deprimida.

Quase que instantaneamente senti uma música fluindo em meu coração, e meus lábios sorriram enquanto o refrão popular invadia meus pensamentos. As palavras alegres e belas soaram claramente enquanto cantei: “Ilumine o lugar onde você está! Ilumine o lugar onde você está! Alguém do outro lado do porto você poderá guiar através do mar; ilumine o lugar onde você está!”

Concluímos que, embora seja impossível resolver todos os problemas enfrentados pelas pessoas ao nosso redor, podemos ajudar uma pessoa de cada vez a se sentir melhor. Ellen G. White, escritora bastante reconhecida, aconselha-nos em muitas ocasiões diferentes a não falar palavras desanimadoras aos outros, mas palavras bondosas e motivadoras.

Essa música tem três versos, mas o segundo verso é realmente motivador: “Logo acima estão os céus cheios de nuvens as quais você pode ajudar a limpar, não deixe o seu ‘eu’ te atrapalhar; embora talvez em somente um coração penetre sua canção de motivação, ilumine o lugar onde você está!”

Há um ditado em inglês que diz que a miséria ama companhia. É fácil ficar chateada e entristecida com os desafios do dia, sociais, econômicos, etc. Mas é muito mais motivador compartilhar uma palavra de alegria. Quando crianças, éramos aconselhadas a manter um cântico no coração para que sempre tivéssemos uma palavra amiga para compartilhar com os outros. Provérbios 17:22 diz que “um coração alegre é bom remédio”. Você se beneficia, e a pessoa com quem você compartilha se beneficia também. Fisicamente, endorfinas, os hormônios da felicidade, são produzidas no corpo e fazem você se sentir bem.

Hoje, e todos os dias, faça um esforço consciente para compartilhar palavras alegres e bondosas com as outras pessoas. Dissipe um pouco da tristeza que existe alegrando o espírito de alguém. E se essa pessoa compartilhar com outra, e essa com mais outra, no final do dia você ficará surpresa ao saber o que o Senhor fez.

Glória Gregory