Quinta-feira
06 de julho
ILUSTRES CONHECIDOS
Eu digo que muitos virão do oriente e do ocidente e se sentarão à mesa com Abraão, Isaque e Jacó no reino dos Céus. Mateus 8:11

Quando estudo a Bíblia com as pessoas, geralmente alguém pergunta: “Pastor, nós reconheceremos os parentes e amigos no Céu?” Eu respondo: “Por que não? Teremos a eternidade para conversar uns com os outros e rever pessoas queridas.” 

A Bíblia afirma que, na volta de Jesus, tanto os crentes ressuscitados quanto os justos transformados terão um corpo revestido de imortalidade (1Co 15:52; 1Ts 4:16). Mas perceba: eles terão corpo! Isso pode ser aprendido em Lucas 24:36 a 43. Depois de ressuscitar, Jesus apareceu aos discípulos e até comeu com eles. E, ao verem-No, ficaram surpresos e acharam “que estavam vendo um espírito” (v. 37). Mas Jesus disse: “Vejam as Minhas mãos e os Meus pés. Sou Eu mesmo! Toquem-Me e vejam; um espírito não tem carne nem ossos, como vocês estão vendo que Eu tenho” (v. 39). 

Sendo Jesus o “primogênito dentre os mortos” (Ap 1:5), ou seja, o primeiro em importância, a ressurreição Dele serve de modelo para a ressurreição de todos os justos. Assim como Cristo subiu para o Céu com um corpo glorificado, nós também teremos um corpo transformado (Fp 3:20, 21). Dessa forma, viveremos normalmente no paraíso, onde reconheceremos as pessoas que amamos e até nos alimentaremos das delícias do antigo Éden. 

Em Mateus 26:29, Cristo disse aos discípulos que não beberia do fruto da videira até o dia em que pudesse beber novamente com eles no reino de Deus. No Céu, seremos pessoas reais e não espíritos desencarnados. Você já imaginou se, ao irmos para lá, abraçássemos um ente querido e nossos braços atravessassem o “espírito” da pessoa? Ou tomássemos um suco de uva e o líquido não parasse no estômago? A vida seria muito estranha! 

Se conheceremos Abraão, Isaque e Jacó, é óbvio que reconheceremos nossos queridos. Deus preservará nossa individualidade e nossos traços de personalidade. Nenhum salvo sofrerá uma “lavagem cerebral”. Embora perfeitos, inclusive no caráter, nossa identidade permanecerá. 

Você quer estar lá nesse dia? Deseja se assentar à mesa com os heróis da fé e com os seus queridos? Então prepare-se! Perto de Jesus, todos seremos ilustres conhecidos.