No jargão político, impeachment significa impedimento da continuidade do cargo de uma autoridade do poder executivo ou judiciário. No Brasil, os chefes do executivo (prefeitos, governadores e presidente da República) recebem mandatos de quatro anos depois de serem eleitos por voto popular. Eles só podem ser impedidos de exercer a função para a qual foram escolhidos caso se comprove que tenham cometido um crime de responsabilidade. Líderes públicos que desconsiderem as leis que deveriam reger seu governo não podem seguir no poder, pois deixaram de cumprir o propósito de seu cargo.
Em certo sentido, o versículo de hoje também fala de um impeachment. Quando Deus estabeleceu a nação de Israel, Ele pretendia que esse povo fosse uma luz para todo o mundo. Para isso, entregou suas sagradas leis, que deveriam servir de base para o comportamento de seus escolhidos. Se eles seguissem essas ordens, seriam felizes e mostrariam para o mundo o amor de Deus.
Israel, entretanto, revelou-se muitas vezes como um povo rebelde. Eles desprezaram as advertências para que se arrependessem de seus maus caminhos. Como filhos teimosos, não quiseram ouvir a voz do Pai. Sem perceber, eles estavam criando o contexto para deixarem de ser a nação escolhida de Deus.
Na passagem de hoje, Jesus amaldiçoou uma figueira na qual não foram encontrados figos. Essa árvore representava Israel, que não frutificou a justiça divina e, por isso, anos depois, sofreu um “impeachment”, deixando de ser o povo eleito.
Nós também fomos escolhidos para sermos representantes de Deus. Ao conhecer e colocar em prática os ensinos da Bíblia, podemos cumprir o propósito de nossa existência. Quem se rebela está cavando o impeachment divino, que, segundo a Bíblia, será proferido da seguinte forma por Jesus: “Não sei de onde são vocês. Afastem-se de mim, vocês que só fazem o mal” (Lucas 13:27).
Por outro lado, para os salvos não haverá impedimento na porta do Céu. Por isso, ouvirão da boca do próprio Cristo: “Venham, vocês que são abençoados pelo meu Pai! Venham e recebam o Reino que o meu Pai preparou para vocês desde a criação do mundo” (Mateus 25:34). Não sofra o impeachment divino. Coloque-se hoje à disposição de Deus e cumpra o propósito de sua vida.