Sexta-feira
10 de dezembro
Impermeabilizante
Como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e poder, e como Ele andou por toda parte fazendo o bem e curando todos os oprimidos pelo diabo, porque Deus estava com Ele. Atos 10:38

Você já observou que o pato não se molha ao entrar na água? Embaixo de sua cauda, existe uma glândula chamada uropígea, que produz uma secreção oleosa, como uma cera. Com seu bico, a ave retira esse óleo e o espalha pelo corpo, deixando suas penas impermeáveis.

Se um pato for lavado com detergente, ele se afoga, pois sem essa cobertura oleosa, as penas absorvem água até se encharcarem, e ele pode afundar. Essa cera produzida por metade das aves também ajuda a manter as penas limpas e protegidas da chuva.

Nos tempos bíblicos, o óleo era usado como combustível para lâmpadas, como remédio e para unção de profetas, sacerdotes e reis. Ele também é usado para simbolizar o Espírito Santo, responsável pela unção de Jesus em Seu batismo, iniciando então Sua missão de resplandecer neste mundo escuro.

No Antigo Testamento, estão as instruções divinas dadas a Moisés no preparo do óleo para unção. Além de ser o símbolo do Espírito Santo e da santidade de Seu caráter, ele deveria preparar os crentes para o cumprimento de Sua missão.

Quanto não deveríamos nós, a cada dia, clamar a Deus pelo óleo do Espírito Santo, não é mesmo? Apenas estaremos impermeabilizadas contra o domínio de Satanás em nossa vida se estivermos ungidas com esse óleo – o Espírito Santo – que nos purifica, ensina-nos, guia-nos e prepara-nos para o serviço ao próximo.

Veja que texto inspirador para ajudar-nos a enfrentar os desafios do dia a dia: “Quem está imbuído do Espírito de Cristo habita em Cristo. Tudo o que lhe sucede vem do Salvador que o rodeia com Sua presença. Nada pode atingi-lo sem a permissão do Senhor. Todos os sofrimentos e desgostos, todas as tentações e provas. Todas as nossas tristezas e pesares, todas as perseguições e privações, em suma, todas as coisas cooperam para o nosso bem. Todas as experiências e circunstâncias são agentes benfazejos de Deus em nosso favor” (Ellen G. White, A Ciência do Bom Viver, p. 489).

Receba todos os dias esse óleo! E seja capacitada para seguir o exemplo de Cristo, crescendo diariamente e cumprindo sua missão. Não permita que Satanás a lave com o detergente do pecado, desprotegendo-a dessa cobertura espiritual, fazendo-a afogar-se em suas insistentes sugestões.