Ao voltar para casa após cuidar de uma série de compromissos, parei na entrada a fim de retirar a correspondência antes de ir para a garagem. Foi surpresa encontrar um boleto da prefeitura para o pagamento de imposto sobre propriedade. Meus impostos já tinham sido descontados na parcela do financiamento. Por que recebi este boleto? Justamente agora, quando estou trabalhando em um projeto que apareceu inesperadamente e que me esvaziou as finanças? Após o choque inicial, comecei a orar pedindo orientação.
Como passavam apenas alguns minutos das três horas da tarde, achei que teria chance de falar com uma determinada representante antes do fim do seu turno das 9 às 17 horas. Assim, telefonei para discutir a questão com ela. Infelizmente, fui obrigada a falar com vários dos seus colegas de trabalho, de vários departamentos, antes de ser encaminhada à sua secretária eletrônica.
Graças a Deus por Suas palavras de ânimo: “Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus” (Filipenses 4:6). Assim, dormi bem naquela noite, embora me lembrasse de uma época na vida em que eu não teria dormido um minuto, preocupada com o que cortar a fim de poder pagar os impostos em tempo.
Comecei a dar graças a Deus pelos recursos que Ele providenciara para a troca do carpete no piso superior, bem como para outras substituições e projetos dispendiosos, mas necessários. Meu dinheiro para emergências havia se esgotado, e tudo dentro do período de menos de um ano.
No dia seguinte, telefonei repetidas vezes para a representante, mas em vão. Embora tentada a ficar ansiosa, continuei dando graças a Deus por Sua promessa de paz (versículo 7) e Sua admoestação no sentido de orar “sem cessar” (1 Tessalonicenses 5:17). No terceiro dia, a representante com quem eu havia tentado falar retornou, por fim, a minha ligação.
Jesus, certa vez, instruiu Pedro a pagar imposto com dinheiro encontrado na boca de um peixe (Mateus 17:27); dessa vez, embora não com dinheiro da boca de um peixe, Deus ainda assim tomou providências – com o auxílio daquela representante – para o pagamento do imposto da minha propriedade por intermédio da conta de crédito imobiliário, como de costume.
Deus a sustentará e conservará em paz, em meio a qualquer provação.
Cora A. Walker