Segunda-feira
16 de dezembro
INGREDIENTE
Façam tudo com amor. 1 Coríntios 16:14

Uma padaria norte-americana foi multada por incluir a palavra “amor” na lista de ingredientes de sua granola. Isso aconteceu em 2017. O estabelecimento foi aberto há mais de 20 anos por dois amigos de infância em West Concord, no estado de Massachusetts. O órgão federal responsável pela regulação de alimentos e remédios nos Estados Unidos solicitou aos fabricantes que retirassem a informação do rótulo, alegando que “amor” não é uma substância de uso comum na fabricação de alimentos. Por isso não poderia ser considerado um ingrediente. 

A notícia chamou a atenção do público e dividiu opiniões. Afinal, amor é o ingrediente secreto não apenas nos produtos de uma padaria artesanal, mas em tudo que fazemos. Pense um pouco nas coisas que você faz por obrigação e nas outras que realiza por amor. Sem amor, o trabalho é um peso. Com amor, chega a se confundir com diversão. Sem amor, as relações são quase insuportáveis. Com amor, elas se tornam oásis na jornada. Sem amor, a obediência é interesseira. Com amor, passa a ser estilo de vida. 

O conselho antigo de Paulo serve para nós ainda hoje: “Façam tudo com amor.” No caso dos coríntios, havia território a conquistar quando o assunto era caridade. Por isso, o apóstolo orienta a igreja quanto à coleta de uma oferta especial para auxiliar irmãos em necessidade e para apoiar outros que viviam pregando a Palavra. Amor é a nota tônica do último capítulo desta carta. Aliás, na última linha, Paulo escreveu: “Recebam o amor que tenho por todos vocês em Cristo Jesus.” Se fosse em nossos tempos, talvez ele digitasse “P.S.: Amo vocês!” 

Amor é ingrediente essencial na experiência de todo seguidor de Cristo. Nós, cristãos, amamos por que fomos amados primeiro. O mesmo Paulo escreveu que “o amor de Cristo nos constrange” (2Co 5:14) e nos motiva a amar os outros. O mundo pode nos tirar tudo, mas ainda nos restam “a fé, a esperança e o amor. O maior deles, porém, é o amor” (1Co 13:13). 

Se, por alguma razão, você sentir desânimo em relação às coisas espirituais; se as rotinas da igreja parecerem monótonas e frias; se perder o gosto pela missão; talvez seja hora de acrescentar um pouco mais daquele ingrediente. Adicione amor, e o sabor será outro.