Sábado
18 de maio
INÍCIO
No princípio Deus criou os céus e a terra. Gênesis 1:1

Bereshit barah ’Elohim são as palavras hebraicas que inauguram as páginas da Bíblia. Elas revelam o ato criativo e misterioso do passado. A estrutura é simples. Tudo em três palavras. ’Elohim significa Deus, mas poderia ser literalmente traduzido por “deuses”, pois está no plural. Mas o plural, nesse caso, aponta para a grandeza da Divindade. Barah é um verbo e quer dizer “criar”, mas se refere a uma criação diferente, a partir do nada. Bereshit é uma palavra composta, comumente traduzida como uma espécie de advérbio de tempo. Aqui temos a união de dois termos: 1) be, que é uma preposição com muitos significados: em, por, através de, por meio de, etc.; 2) reshit, variação da raiz rosh, que também possui muitas traduções: cabeça, início, princípio, raiz, etc. 

A questão é: O que Moisés queria dizer com essas três palavras? Estaria a ênfase do texto no tempo ou no modo da ação de Deus? Existe uma antiga tradição rabínica que opta por outra interpretação de Gênesis 1:1. Segundo ela, bereshit não indica tempo, mas modo. Logo, sua tradução não seria “no princípio”, mas “por meio do princípio” ou “do cabeça” – o que é perfeitamente aceitável em hebraico. Sendo assim, rosh não seria uma marca fria na linha do tempo, mas um instrumento da criação. O “princípio” não seria um quando, mas um quem. Não seria um tempo, mas uma Pessoa. 

Avançando para as páginas do Novo Testamento com isso em mente, é possível experimentar uma sensação diferente quando ouvimos João apresentar Cristo como o Verbo encarnado ao dizer que “todas as coisas foram feitas por intermédio Dele; sem Ele, nada do que existe teria sido feito” (Jo 1:3); ou quando lemos esta declaração de Paulo: “Ele é a cabeça […], o princípio e o primogênito” (Cl 1:18). 

Por meio de Cristo, Deus criou o mundo e tudo o que nele existe. É por meio Dele também que Deus deseja recriar a nossa vida. O plano divino é que nos tornemos nova criação em Cristo Jesus. 

Que você dê lugar em sua vida para que o instrumento perfeito de Deus, Cristo, crie e recrie. Que sua vida seja palco para os grandes atos de Deus e que você sinta a alegria de ser uma nova criatura.