Para quem acha que os insetos não servem para nada mais além de estragar uma boa noite de sono ou importunar a paz de um piquenique, as polícias técnicas têm novidades. A entomologia, ciência que estuda os insetos, atualmente pesquisa mais do que seus hábitos e comportamento. Em alguns países do mundo, as polícias técnicas já incluem em suas investigações a análise de insetos que atacam vivos e mortos. Esses bichinhos se tornaram fortes aliados da polícia.
O suspeito de um assassinato e os agentes policiais que encontram um corpo em um matagal, por exemplo, podem apresentar no corpo picadas muito semelhantes, produzidas por insetos que gostam de atacar seres humanos. Um entomologista investiga e descobre que as picadas são de um ácaro que vive escondido no local do crime. É a prova de que o suspeito também esteve no mesmo lugar onde a vítima foi encontrada. O estudo dos insetos que colonizam cadáveres também pode indicar o tempo da morte, o lugar onde ocorreu o crime e até mesmo o ambiente onde um corpo foi ocultado.
Eles podem revelar o itinerário dos suspeitos e das vítimas, por meio de pedaços grudados em para-brisas e radiadores de automóveis. E tudo isso pode se transformar em argumentos poderosos para resolver casos que, de outro modo, ficariam sem solução.
Um dia, tudo o que está encoberto será revelado. E não será necessário pedir ajuda aos insetos, pois não podemos esconder a nossa vida de Deus. Nem mesmo os atos cometidos no escuro. Nem sequer um pensamento. Ele conhece cada detalhe de nossa vida.
É assim porque Deus é onisciente e a Seus olhos tudo o que acontece no Universo está muito claro. Não há como esconder. No caso do texto de hoje, Jesus Se refere à hipocrisia que finalmente será desmascarada. O criminoso é um hipócrita. Ele mata, esconde a vítima e aparece depois com cara de inocente. No juízo final, a vida de todos será conhecida em detalhes. Naquele dia não será possível esconder a realidade. Tudo o que está oculto será conhecido. Cultive uma vida transparente, real, sem medo. Fazendo a vontade de Deus você não precisará mascarar a vida. Nunca.