Sábado
06 de abril
Inspirar e encantar
Abre os meus olhos para que eu veja as maravilhas da Tua lei. Salmo 119:18

A Biblioteca de Innerpeffray é uma pequena “caixa do tesouro” nas margens arborizadas do rio Earn, perto de nossa casa. É o lar da mais antiga biblioteca de empréstimo gratuito da Escócia, fundada por David Drummond em 1680. David era apaixonado por leitura e aprendizado e queria compartilhar seus livros com a comunidade em torno de sua propriedade. Mais de trezentos anos depois, esses preciosos livros ainda são emprestados de graça.

Dois cavalheiros idosos trabalham como voluntários na minúscula biblioteca. Quando não há visitantes, eles exploram os diferentes livros, procurando por tesouros literários e detalhes interessantes. O rosto deles se iluminou quando meu esposo, Bernie, se apresentou como pastor. Eles tiraram algumas Bíblias enormes e as colocaram gentilmente sobre as mesas inclinadas de literatura. Algumas das Bíblias tinham capas de couro em relevo e fechos de latão ornamentado. Havia Bíblias pesadas, com gravuras feitas por meio da impressão e letras iluminadas, e uma Bíblia em miniatura com uma minúscula lâmpada que escorregava para dentro do papel marmorizado.

Já passava do horário de encerramento, quando nossos guias ainda estavam vagando pelas prateleiras, suavemente abrindo um livro aqui e ali. Eles mostraram um livro de sermões antigos a Bernie, e me trouxeram um livro de poesia cristã. A luz solar do outono cintilava pelas folhas e afastava as páginas.

– Precisamos ir. Estamos prendendo vocês – eu disse.

Um dos idosos sorriu, inclinando-se ligeiramente.

– Não, querida, fique aí. Nossa função é inspirar e encantar vocês.

E eles conseguiram fazer isso. Afinal, amam aquela preciosa biblioteca. Conhecem a inspiração e o deleite de cada livro. Tomam tempo para ouvir, descobrir a paixão de cada visitante. Assim, eles podem apresentar os livros que os visitantes mais gostariam de conhecer.

Fiquei inspirada e encantada. Quando chegou a hora de ir, passamos pelas Bíblias abertas. Havia uma gravura da história da Criação que parecia cheia de vida e alegria.

Essa experiência me levou a refletir: Como Deus quer me inspirar e encantar com a Sua Palavra hoje? Como tirar tempo para me sentar à Sua luz e ler? E como compartilhar minha inspiração e encanto com os outros?

Karen Holford