“Se ele usasse essa inteligência para o bem, seria um grande profissional.” O autor dessa frase referia-se ao homem que projetou o túnel usado para o assalto do Banco Central, em agosto de 2005, na cidade de Fortaleza. A ação foi tão impressionante que virou filme. Empilhado, o dinheiro roubado chegaria a uma altura de 33 metros.
Meses antes, uma casa havia sido alugada do outro lado da rua, de frente para o banco. Por semanas, os bandidos cavaram um túnel que saía de dentro da casa e alcançava diretamente o chão do cofre. Quando li sobre tudo isso, tive que concordar com o autor da frase que introduz este texto. O projetista é muito inteligente; pena que usou sua capacidade intelectual para o mal.
O provérbio de hoje também fala a respeito de alguém que usa a capacidade intelectual para o mal. Essa é a marca do perverso. Ele não se contenta em ser mal sozinho; quer que outras pessoas também compartilhem de suas maldades.
Essa característica estava presente nas pessoas que desencadearam a primeira destruição global do planeta. Os antediluvianos eram hábeis em planejar coisas ruins. Assim os descreve Moisés: “O Senhor viu que a perversidade do homem tinha aumentado na terra e que toda a inclinação dos pensamentos do seu coração era sempre e somente para o mal” (Gênesis 6:5).
Sobre essas pessoas, Ellen White comenta que “os homens excluíram a Deus de seu conhecimento, e adoraram as criaturas de sua própria imaginação; e, como resultado, se tornaram mais e mais desprezíveis” (Patriarcas e Profetas, p. 91). Mesmo vivendo em um ambiente cujas pessoas eram, praticamente, testemunhas do Éden, os pensamentos eram repletos de maquinações diabólicas.
Você não tem ideia do que é capaz de alcançar se concentrar sua capacidade intelectual para aprender coisas úteis, planejar ações solidárias, selecionar bons amigos, buscar crescimento acadêmico, entre outras atitudes positivas.
Passa a usar a mente só para o mal, alguém que deixa de alimentar-se das Escrituras. Se quiser ser diferente do projetista do túnel do Banco Central e das pessoas antediluvianas, deixe Jesus inundar seu coração com Sua Palavra. Assim, sua mente estará cheia de bons pensamentos que trarão crescimento para todos ao seu redor.