Por meio de nossas interações, em algum momento, ouviremos palavras duras, seremos caluniadas, expostas em público ou injustiçadas por alguém. Isso nos leva a reagir com frustração, raiva, desejo de vingança, lágrimas e afastamento.
É por essa razão que, há alguns anos, resolvi assumir outra postura: interceder pelo ofensor. Isso tem me ajudado a usufruir muitos benefícios, um deles é enxergar o ofensor de outra perspectiva.
Na história de Jó, imagine a sabedoria divina ao lhe pedir que orasse pelos amigos que o haviam caluniado.
Aqueles homens devem ter ficado muito surpresos ao receber a intercessão de quem condenavam. Eles precisavam rever seu conceito de amor divino e Sua misericórdia.
Quando Jó orou pelos ofensores, mostrou que desejava o bem deles, que seu coração não guardava mágoa, que não retribuiria mal com mal, nem pediria a Deus o mal deles. Foi então que Deus mudou a sorte de Jó. Há algo significativo nessa expressão. Mágoa e desejo de vingança são sentimentos negativos que mantêm muitos em cativeiro. Contudo, a prática da intercessão pelos inimigos é a chave divina para libertar os ofendidos dessa prisão.
Interceder alivia a alma da angústia, do sentimento de revanche, de justiça própria e de autocomiseração, e isso nos faz perceber que não somos melhores ou mais justas do que nosso ofensor. De inimigo gigante, ele se torna do nosso tamanho, com virtudes e falhas, e carentes de misericórdia tanto quanto nós mesmas.
É miraculosa a intercessão por um ofensor. Costumamos dizer que é para o bem do outro; mas, na verdade, quem se beneficia primeiro é o próprio intercessor. Afinal, muitas vezes o ofensor nem imagina o que ele causou em nossas emoções. Quando oramos, expomos a Deus nossas fragilidades e a do outro também. Somos então preenchidas com o Espírito Santo e recebemos as virtudes que pedimos ao outro.
Interceder pelo ofensor foi a melhor reação que experimentei diante de uma ofensa. Pessoas que me desapontaram se tornaram minhas amigas,
e parceiras; e momentos tensos se transformaram em momentos de paz. Faça essa experiência.