Segunda-feira
19 de agosto
INTERCESSÃO
Irmãos, orem por nós. 1 Tessalonicenses 5:25

A garotinha estava dando trabalho à mãe durante o culto. Depois de algumas tentativas, a mulher percebeu que precisava ser mais enfática na correção da filha. Decidida a resolver a questão, a mãe se levantou e foi saindo pelo corredor central da igreja com a pequena nos braços. Nessa hora, toda a congregação foi pega de surpresa com um grito da menina, ainda no colo da mãe. Ela disse em tom sério e com uma das mãos erguida: “Irmãos! Por favor, orem por mim. Estou indo ao banheiro apanhar!” 

Essa história nos ajuda a refletir, entre outras coisas, sobre nossa relação com a oração. Quando alguém solicita orações em seu favor, o que logo vem à mente? Em geral, imaginamos que essa pessoa esteja diante de algum problema, lidando com uma enfermidade ou com desafios familiares. Isso em parte pode ser explicado pela nossa tendência de fazer da oração o último recurso. Também demonstra como nossa imaginação enfatiza coisas negativas. Se alguém deseja nossa intercessão, raramente imaginamos que essa pessoa esteja precisando de sabedoria para usar bem o aumento de salário. É mais fácil imaginar que esteja “indo ao banheiro tomar uma bronca”. 

Um amigo me disse certa vez que 80% das coisas que imaginamos não são reais. É apenas nossa mente inquieta e pessimista nos pregando peças e tentando nos impedir de atravessar em paz os dias que temos nesta Terra. 

O verso bíblico de hoje traz um pedido de Paulo à igreja em Tessalônica por intercessão em seu favor. O mesmo Paulo, um pouco antes, aconselha: “Orem continuamente” (1Ts 5:17). Além disso, ele continua dizendo: “Deem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês” (1Ts 5:18). Em outras palavras, é como se ele dissesse: “Queridos irmãos, orem por mim, mas não apenas quando surgir alguma dificuldade. Apenas incluam o meu nome em sua rotina de orações a Deus. Que dos seus lábios suba aos Céus muito mais do que clamores e lamentos. Que o Eterno receba também suas preces banhadas de louvor e gratidão.” 

Que tal orar por um amigo hoje, mesmo que não tenha recebido um pedido específico? Peça a bênção de Deus sobre ele. Simples assim. Depois, envie uma mensagem carinhosa contando de sua intercessão. O resultado pode ser incrível!