Quarta-feira
04 de dezembro
INTERESSE
Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros. Filipenses 2:4

Logo que entrei no estacionamento daquele restaurante, percebi a diferença. Ainda nem tinha descido do carro, e dois funcionários vieram me receber. Fiquei imaginando se não haviam me confundido com alguma pessoa conhecida. Eles abriram a porta e perguntaram meu nome. A partir de então me chamavam de Sr. Cândido. Encaminharam-me para dentro do salão principal, onde um amigo me aguardava. Quando fui me assentar, um dos funcionários fez questão de puxar a cadeira. Durante todo o tempo havia alguém atento, disposto a ajudar. A comida estava deliciosa, mas, quando o garçom trouxe a conta, descobri o preço de todo aquele tratamento. 

Seria indelicado considerar os funcionários daquele estabelecimento interesseiros. Mas aquela refeição é, para mim, um retrato do mundo. A tendência humana é estabelecer relações de acordo com o que o outro pode oferecer. Não é difícil ter a sensação de que somos peças que alguém sempre está tentando usar para atingir um objetivo pessoal. Talvez você já tenha se sentido usado. É realmente desagradável e doloroso. 

Uma das coisas mais lindas do cristianismo é que ele desmantela a lógica utilitarista das relações. Um cristão verdadeiro não consegue olhar para o outro como um objeto que pode manipular, ele olha com os olhos de Cristo. Vê em cada rosto, mesmo de desconhecidos, a obra-prima do Criador. Enxerga alguém que é amado pelo Céu, comprado pelo sangue do Filho de Deus. 

Cuidar dos interesses dos outros não significa se intrometer na vida alheia. Não tem nada a ver com oferecer opiniões que não foram solicitadas nem agir sem respeitar os limites do bom senso. Quando escreveu aos filipenses, Paulo estava falando de dar um passo para fora do egoísmo que paralisa. Estava falando de tirar os olhos do próprio umbigo e abrir espaço na agenda e no orçamento para abençoar pessoas. 

Quem foi salvo por Jesus vive para servir. Encontra nas necessidades do próximo oportunidades de serviço desinteressado, porque entendeu que uma das principais maneiras de servir a Deus é servindo às pessoas. 

Experimente sair da rota comum. Fique atento às pessoas durante o dia. Ore por elas. Mesmo que seja algo simples, esteja pronto para agir. Isso faz toda diferença.