Domingo
21 de fevereiro
Já fez seu exercício hoje?
Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus. 1 Coríntios 10:31

Eu estava passando alguns dias na casa de meus pais, no Mato Grosso do Sul. De manhã, chamei meus pais e os cinco irmãos para uma caminhada.

Meu tênis estava molhado. Então minha mãe veio com uma chuteira do meu pai, tamanho 41. Meu número é 38. Reclamei que era muito grande e faria calo nos pés. “Filha, põe um pouco de algodão na ponta!”

Como o algodão tinha acabado, recheei a ponta da chuteira com quase metade de um rolo de papel higiênico, e saímos animados para a caminhada. Sem dúvida, com aquela “canoa” nos pés, fiz a caminhada mais divertida da vida.

Na Universidade Stanford, nos Estados Unidos, depois de acompanharem 17 mil estudantes durante 25 anos, pesquisadores concluíram que cada hora dedicada ao exercício físico rende duas a mais de vida. O sedentarismo está ligado a 37% das mortes por câncer, a 54% dos óbitos por doenças cardiovasculares e a 50% dos derrames fatais.

Caminhada, ciclismo e natação ajudam a preservar o ritmo respiratório, garantem o bom funcionamento dos músculos, contribuem para a queima de gordura e estimulam as células produtoras de ossos, prevenindo enfraquecimento ósseo.

A musculação promove a saúde do esqueleto, aumentando a produção de massa óssea. O alongamento mantém as articulações em bom estado.

Recomenda-se atualmente uma rotina de exercícios que agregue atividades aeróbicas, musculação e alongamento para manter fôlego, força, flexibilidade e coordenação motora.

A musculação para idosos também é recomendada para combater osteoporose, dor nas costas e doenças cardíacas.

Uma recente descoberta, publicada na revista Nature Medicine por pesquisadores brasileiros, mostrou evidências de que o hormônio irisina, liberado pelos músculos durante a atividade física, é importante para a memória e protege os neurônios dos efeitos tóxicos de compostos associados ao Alzheimer.

Corpo indisciplinado resulta em mente indisciplinada. Fazer exercícios regulares favorece a disciplina em outros aspectos da vida: alimentação, devoções regulares, controle do temperamento, etc.

Já fez exercício hoje? Se não sabe como se exercitar, comece com uma leve caminhada. Lembre: você tem um templo a zelar, e ele é a morada do Espírito Santo.