Como seria o rosto de Jesus? Nossa imaginação fervilha com inúmeras possibilidades. Conta-se que um quadro que ficava na parede da família Kellogg Norton estampava a gravura mais parecida com o rosto de Jesus, de acordo com Ellen White, uma das pioneiras do movimento adventista.
Para algumas pessoas, Apocalipse 1:14 e 15 oferece uma pista das características físicas de Jesus: “A cabeça e os cabelos Dele eram brancos como alva lã, como neve. Os olhos eram como chama de fogo.” No entanto, o texto é uma descrição gloriosa de Cristo semelhante à que vemos em Daniel 10:5 e 6. A visão não fala de cor nem etnia, mas de luminosidade!
Em 2001, a BBC de Londres mostrou o trabalho do especialista forense Richard Neave, que utilizou três crânios de judeus do século 1 para criar uma modelagem 3D do possível rosto de Cristo. Tenho minhas dúvidas. Imagine daqui a 2 mil anos alguém pegando três crânios aleatórios de pessoas que viveram em sua cidade, para, a partir deles, tentar reconstruir o seu rosto? Isso só funcionaria em uma cidade cheia de indivíduos extremamente semelhantes entre si.
Outro texto que circula na internet é uma suposta carta atribuída a Públio Lentulus, endereçada ao imperador Tibério, descrevendo fisicamente Jesus. Mas já provaram que se trata de uma grosseira falsificação medieval.
Os próprios apóstolos não se preocuparam em fazer um retrato falado de Jesus. Certamente, Ele seria um cidadão de Seu tempo, com pele morena, cabelos um tanto crespos, de castanho-escuros a pretos, e estatura média. Um típico homem do Oriente Médio.
Há, porém, um texto de Isaías 53:2 que surpreende: “Olhamos para Ele, mas não havia nenhuma beleza que nos agradasse.” Muitos pensam que essa seria a prova de que Jesus não era bonito. Não vejo dessa forma. O texto está descrevendo Seu sacrifício. Na cruz, Ele parecia amaldiçoado, abandonado por Deus, destituído de qualquer beleza. Quem poderia imaginar que o gesto mais belo de amor se traduziria na cena mais horrível que poderíamos descrever? A maldição que nos pertencia caiu sem piedade sobre o inocente Filho de Deus. Você já agradeceu a Deus por tanto amor?