Em um sábado à noite, Jesus participou de um banquete na casa de um importante fariseu. Raras foram as vezes que Cristo foi convidado para participar de festas como aquela. O Mestre aceitou o convite de bom grado, pois desejava aproveitar a ocasião para revelar as boas-novas do evangelho de maneira mais intencional. Além disso, era uma ocasião única para operar um milagre, a fim de que os Seus ensinos recebessem a confirmação celestial.
Na Bíblia, todas as vezes que as pessoas desejavam estreitar os laços de amizade com alguém, selavam esse momento com um banquete. Afinal, bons relacionamentos se formam ao redor de uma mesa. Jesus utilizou essa estratégia para ensinar verdades aos seus ouvintes de maneira mais informal e impressiva.
É encantador ver Jesus Se misturando com as pessoas, sem importar a condição social. Ele sabe, mais do que ninguém, que no íntimo do coração humano existe uma necessidade profunda de se relacionar, conhecer outras pessoas e ser amado por elas. Thomas Eliot declarou que “não existe vida fora de uma comunidade”. Não somos uma ilha e também não queremos ser mais um na multidão. Por isso, Jesus ministrou às pessoas em seus próprios contextos, visando alcançá-las de maneira especial.
Naquele banquete, encontrava-se um homem hidrópico, cuja enfermidade deixava o seu corpo cheio de fluidos. O que parece é que esse homem não tinha sido convidado para a festa. Jesus o tinha levado. Essa atitude revela a intencionalidade de Cristo. Além de expor a maneira errada pela qual os judeus observavam o sábado, Jesus demonstrou que o objetivo do sábado é fazer o bem ao próximo, não importa a quem seja.
Como você tem aproveitado as reuniões sociais para falar do evangelho? Existem cristãos que possuem longos anos de caminhada com Jesus, creem nas verdades centrais do evangelho e até concordam que a evangelização deve ser a prioridade da igreja, mas simplesmente não atravessam a rua para entrar em contato com o vizinho. Não há intencionalidade em suas ações, pois não há intencionalidade no coração. Aprenda hoje com Jesus. Ao se misturar com os outros, fale, aja e ame assim como Cristo fez.