A festa de casamento em Caná da Galileia foi o palco do primeiro milagre ou “sinal” realizado por Jesus. O objetivo desse relato era revelar a glória de Deus e despertar a fé em Seus discípulos (Jo 2:11). A presença do Senhor na cerimônia fez toda a diferença.
Em uma festa de casamento, os convidados são importantes, mas não mais que os noivos. Porém, em Caná um Convidado foi o destaque principal da celebração. Quando faltou vinho, Jesus entrou em cena e fez o que só Ele tem poder para realizar.
Essa história nos ensina que podem faltar coisas no casamento mesmo com a presença de Jesus. Antes de a festa terminar, já havia acabado o vinho, que pode representar a alegria (Sl 104:15). A falta de vinho na festa era uma tragédia. Diante desse quadro triste, a presença de Cristo mudou o cenário.
Quando convidamos Jesus para participar do momento mais importante de nossa vida, podemos ter a certeza de que Ele suprirá o que falta. E se os noivos não O tivessem convidado?
Antes de fazer o milagre no casamento, Jesus realiza algo extraordinário em nós. Ele quer transformar nosso caráter. Age para que sejamos a pessoa com quem gostaríamos de casar. Se quiser alguém a seu lado que seja inteiramente de Jesus, seja dessa forma. Se quiser um cônjuge que faça a vontade de Deus em todas as áreas da vida, aprenda a viver no centro da vontade Dele.
A orientação de Maria para os servos foi: “Façam o que Ele mandar!” De igual modo, faça tudo o que Jesus mandar em seu relacionamento matrimonial. Ele sabe o milagre que vai realizar em sua vida. Não deixe a talha ficar vazia. Nunca duvide da capacidade de Deus de fazer o impossível. Como os noivos em Caná, convide Jesus para seu casamento. O que já é bom vai ficar muito melhor!