Quando morávamos em Staten Island, a Maratona de Nova York começava quase literalmente no nosso quintal. O Forte Wadsworth – guarnição do Exército americano na qual morávamos – fica situado sob a extremidade da Ponte Verrazano-Narrows, em Staten Island. Na manhã da maratona, foi removida a cerca entre a base militar e a ponte; o canhão soou e a multidão de corredores que se havia reunido no terreno do passeio público atrás da nossa casa inundou a ponte. E a corrida começou.
No primeiro ano em que estávamos ali, nós nos assombramos diante do entulho que os corredores jogaram fora ao iniciar a corrida. Como a maratona começa muito cedo e geralmente faz frio nas manhãs de outubro, os corredores costumam usar mantos térmicos para se manterem aquecidos antes da corrida. Quando o canhão soou, eles jogaram os mantos e um bocado de outras coisas também. Nossos filhos pegaram grandes sacos de lixo e os encheram com o entulho recolhido. Havia ônibus nos quais os competidores podiam deixar coisas a serem retiradas quando chegassem ao Central Park, mas poucos se valeram desse serviço.
No segundo ano, os administradores trouxeram veículos de carga nos quais os maratonistas poderiam depositar coisas, e esses objetos seriam então doados ao Exército da Salvação ou a alguma outra entidade beneficente.
Paulo escreveu, com frequência, sobre participar da corrida da vida. “Vocês não sabem que de todos os que correm no estádio, apenas um ganha o prêmio? Corram de tal modo que alcancem o prêmio” (1 Coríntios 9:24). Ninguém pode carregar um peso adicional e esperar vencer. Em Atos 20:24, Paulo atesta: “Todavia, não me importo, nem considero a minha vida de valor algum para mim mesmo, se tão somente puder terminar a corrida e completar o ministério que o Senhor Jesus me confiou, de testemunhar do evangelho da graça de Deus.” Seu último testemunho registrado: “Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé” (2 Timóteo 4:7).
Todos nós estamos na corrida espiritual, e todos temos entulho – lixo – que precisamos descartar e substituir por aquilo que nos ajudará a vencer a corrida: a Palavra implantada em nós.
Ardis Dick Stenbakken