Sábado
28 de maio
Jovens como eu
Passados os dez dias, eles pareciam mais saudáveis e mais fortes do que todos os jovens que comiam a comida da mesa do rei. Daniel 1:15

Qual é a diferença entre os jovens da Bíblia e os de hoje? Alguns têm a impressão de que a luta deles era mais fácil, pois viviam em um mundo menos promíscuo que o nosso. Outros podem pensar que a juventude dos tempos bíblicos era mais fervorosa que a geração atual. Nem uma coisa nem outra. A promiscuidade sempre existiu e continuará existindo até o fim. É verdade que o mundo vai de mal a pior, e a pecaminosidade a cada dia se agrava, mas as lutas espirituais sempre foram as mesmas. Além disso, como nos dias atuais, havia, naquela época, gente fervorosa e gente descomprometida. Então, em sentido amplo, hoje não é pior do que ontem, em termos espirituais.

O formato do pecado se adapta ao estilo do tempo, mas a essência é a mesma. Se na época bíblica não havia pornografia digital como hoje, não significa que não houvesse farta impureza sexual. Esse pecado era disponibilizado a partir de outras “plataformas”. Manter-se fiel era um desafio grande, como é em nossos dias. Você se lembra de José e a esposa de Potifar? O jovem hebreu contou com o poder de Deus para resistir bravamente ao ataque terrível que sofreu.

Os jovens da Bíblia eram como todos nós. Estavam sujeitos às mesmas tentações, provações e perigos que o pecado oferece ao longo dos tempos. As Escrituras relatam grandes fracassos espirituais de jovens. Se histórias de Caim, Absalão, Adonias, Jeroboão, Siquém, Sansão estão relatadas é para nos mostrar também que, nos tempos bíblicos, não havia vantagem em relação aos dias de hoje. Por outro lado, encontramos o relato vitorioso de muitos jovens, como Isaque, José, Davi e Daniel. Alguns desses até resvalaram o pé em algum momento, como Davi, mas jamais foram abandonados por Deus, nem O abandonaram.

A galeria de jovens fiéis da Bíblia não é composta por super-heróis. Essas pessoas apenas resolveram fazer boas escolhas e realizar a vontade de Deus em primeiro lugar. Se você tomar a mesma decisão que eles, também será vitorioso. O mesmo poder que esses jovens tiveram está à sua disposição hoje.