Domingo
30 de julho
JUGO DESIGUAL
Não se ponham em jugo desigual com os descrentes. 2 Coríntios 6:14, NAA

Ao longo do meu ministério, tenho ouvido jovens dizerem: “Pastor, na minha igreja não há ninguém para namorar.” Muita gente usa esse argumento para justificar a escolha de um namorado ou namorada que não faz parte do mesmo círculo religioso. Afinal, é errado namorar alguém que não professa a mesma fé? 

Antes de mais nada, é preciso lembrar que o namoro é um período de amizade e conhecimento um do outro antes do casamento. O casal deve ouvir conselhos, conhecer os pais e, acima de tudo, nutrir a espiritualidade desde cedo. Um namorado ou namorada que não busca a Deus e não gosta de ir à igreja nunca será um bom partido! 

Talvez a expressão “jugo desigual” seja nova para você. Para entendê-la, precisamos voltar ao Antigo Testamento. Observe esta regra escrita por Moisés: “Não arem a terra usando um boi e um jumento sob o mesmo jugo” (Dt 22:10). O sentido me parece claro: os dois animais são radicalmente diferentes, e seria muito difícil trabalharem juntos. Na lei judaica, o jumento era um animal impuro, enquanto o boi era considerado limpo. Além disso, o jumento é impulsivo e independente, enquanto o boi é vagaroso e obediente. 

Assim como um boi e um jumento não conseguem arar a terra de maneira uniforme, pessoas com crenças diferentes também terão dificuldades ao longo da caminhada. A Bíblia não apoia o “jugo desigual” porque não haverá unidade de pensamento e propósito no relacionamento. Paulo escreveu: “Concordem uns com os outros no que falam, para que não haja divisões entre vocês, e, sim, que todos estejam unidos num só pensamento e num só parecer” (1Co 1:10). 

O jugo desigual é um dos pecados que mais entristecem o Espírito Santo, mesmo que o rapaz ou a moça seja de boa índole. Ao nos advertir sobre isso, Deus não está nos privando da felicidade ou da liberdade. Pelo contrário, Ele está nos livrando da frustração e do sofrimento. Ele sabe que errar no casamento pode levar à perdição eterna. 

Se você ainda está escolhendo um companheiro para a vida, lembre- se de que relacionamentos saudáveis e duradouros são feitos de paciência, joelhos no chão e um jugo que seja possível de carregar.