Quarta-feira
23 de novembro
Juntando os cacos
O Senhor [...] terá compaixão segundo a grandeza das Suas misericórdias. Lamentações 3:31, 32

Era sexta-feira à tarde. Eu estava atrasada com os afazeres domésticos, que acabei procrastinando por falta de organização. Sentindo-me culpada e nervosa com tantas atividades para cumprir em pouco tempo, corria pela cozinha, um pouco atrapalhada. Ao mexer com a louça, agitada como estava, acabei derrubando um prato no chão, que, naturalmente, espatifou-se na hora. “Ótimo”, pensei, ironicamente. “Mais uma coisa pra fazer!” Limpar cacos de vidro sempre foi uma tarefa enfadonha para mim, porque é preciso ter um cuidado minucioso para recolher as menores lascas sem se machucar. Foi a gota d’água!

Lá em casa, minha irmã e eu tínhamos um combinado rigoroso sobre a divisão de tarefas, em que cada uma cumpria estritamente sua parte. Como ambas concordávamos com a divisão, não havia motivos para conflitos nesse quesito. Naquele dia, ela tinha cumprido sua parte na arrumação da casa, responsavelmente. Mas, percebendo como eu estava frustrada, minha irmã veio em meu socorro. No meio de toda a confusão criada por mim mesma, fui “salva” pela generosidade de alguém que não precisava se dar ao trabalho. Mas quis.

Enquanto ela juntava os cacos com delicadeza, fiquei emocionada com o gesto. Aquele ato, aparentemente simples, se tornou um retrato permanente em minha memória da infinita misericórdia que encontramos no Salvador.

É como se todas nós estivéssemos vivendo aquela sexta-feira à tarde turbulenta e atarefada, tentando dar conta de tarefas adiadas e piorando as coisas. A verdade é que, como pecadoras, nunca iremos “dar conta”. A nossa vida é uma constante confusão. Que desastre! Mas, do alto do Seu trono, Deus olha para nós com amor e compaixão. Em vez de nos apontar o dedo e dizer: “Eu avisei”, Ele decide limpar a sujeira da nossa existência e colocar tudo em ordem.

Apesar da dor que isso custou a Ele, fez questão de pagar o preço que nós nunca conseguiríamos. Pela graça, encontramos Nele a solução para a confusão criada por nós mesmas. Se você também se sente sufocada pelo caos de pecado à sua volta, respire fundo, querida amiga. Há um Salvador misericordioso que Se deu ao trabalho de juntar os cacos.

Aline Lu?dtke