Após uma noite de tentativas frustradas, Pedro e seus companheiros retornaram à praia. Enquanto os sete pescadores ainda tentavam entender as razões do seu fracasso, ouviram ao longe uma voz familiar: “Filhos, vocês têm algo para comer?” (Jo 21:5). Eles simplesmente responderam: “Não.” A resposta lacônica foi uma espécie de confissão de sua incapacidade. Jesus conhecia o drama dos discípulos e já tinha a solução. Ele poderia estalar os dedos, e os peixes apareceriam imediatamente. Entretanto, preferiu dar a ordem: “Lancem a rede do lado direito.”
Essas palavras pareceram algo absurdo. Afinal, que diferença faria jogar as redes de um lado diferente do barco? O Sol já havia despontado. Como não obtiveram sucesso durante a noite, seria impossível pegar algum peixe em plena luz do dia. Mas eles obedeceram à ordem. Sabe por quê? Porque eles conheciam aquela voz. Eles foram testemunhas oculares de outros tantos momentos em que a mesma voz ordenara o impensável e realizara o impossível. A mesma voz havia ressuscitado mortos e acalmado tempestades.
Ellen White comentou no livro O Desejado de Todas as Nações que o lado direito era o lado em que Jesus estava. Isso nos permite obter lições importantes. Imagine o que seria de nossa vida se lançássemos as redes sempre do lado em que Jesus está. Se investíssemos nosso tempo, nossa energia, nossos esforços e nossos recursos no lado em que Jesus está, a maior parte dos problemas da vida desapareceria.
Se construíssemos os relacionamentos do lado em que Jesus está, seguindo as orientações bíblicas, teríamos menos decepções. Se colocássemos o dinheiro no lado em que Jesus está, sendo fiéis e generosos, talvez fôssemos menos consumistas e tivéssemos menos dores de cabeça.
Não podemos generalizar, mas existem problemas que vêm de mãos dadas com as escolhas erradas que fazemos. Muitas dificuldades nos atingem porque não colocamos o melhor de nós do lado em que Jesus está.
Quer o segredo do sucesso? Coloque sua juventude, os melhores anos de sua vida, do lado de Jesus. Ninguém nunca se arrependeu dessa escolha.