Lançar sementes na terra exige fé e perseverança. De certa forma, semear é como abrir mão do concreto e visível e esperar pelo invisível. Quantas pessoas semearam e não colheram? Quantos viram as sementes lançadas ao solo serem devoradas pelas dificuldades e pela injustiça, ou então soterradas pela indiferença e ignorância alheias?
Quando isso acontece, há uma sensação de derrota, de tempo perdido e, quem sabe, de arrependimento. Não se engane. Quem passa por situações como essas não se torna um derrotado. Se perseverar, aprenderá a superar situações adversas e vencer obstáculos.
No ano de 1963, um achado arqueológico no deserto da Judeia, sul de Israel, revelou o improvável. Escavações feitas na antiga fortaleza do rei Herodes, em Massada, perto do Mar Morto, levaram à descoberta de sementes ancestrais, da época de Cristo, que ficaram soterradas por séculos. Elas pareciam mortas, e os arqueólogos não sabiam se elas ainda germinariam. Poucas sementes conseguem sobreviver por tanto tempo. Depois de ficar guardadas em um centro de pesquisa por algum tempo, pesquisadoras israelenses decidiram testar a capacidade de germinação delas. Mesmo tendo sido armazenadas por mais de 2 mil anos, algumas germinaram e se transformaram em tamareiras viçosas.
A semeadura pode ser preocupante e exigir fé. Para o semeador, o risco de perder tudo o que investiu é real. Entretanto, se não correr esses riscos, a colheita jamais será possível. Só colhe quem planta, e ninguém colhe o que não se plantou.
Se você deseja ser uma pessoa melhor, investir no seu futuro, desenvolver o caráter, ter um amanhã de segurança e felicidade, comece a semear boas coisas no solo da vida. Não se preocupe com o tempo. Olhe para frente e siga um projeto de melhora. Não se acomode a situações ruins. Semeie esperança na vida, confie no poder de Deus e não desista dos sonhos. No tempo certo, essas sementes germinarão e produzirão frutos de bênção para você.
Não se incomode se alguém achar que a sua semeadura é loucura. Não perca o seu objetivo. Apenas lance as sementes no solo da vida e cultive o que você plantou. Coloque os sonhos nas mãos de Deus, confie Nele, e permita que Ele opere os planos que tem para você.