A razão pela qual leio minha Bíblia diariamente é para me manter ao alcance da voz de Deus. Cometo muitos erros, mesmo sintonizado com a mensagem divina. Imagine sem ela. Uma leitura diária da Palavra de Deus me dá acesso à sabedoria e ao conhecimento de Deus. Ela é o padrão para minha tomada de decisões em todas as áreas da vida.
Como saber o que Jesus deseja de nós? Lendo Sua Palavra. Nas páginas da Bíblia, você encontrará a vontade de Deus para sua vida. Ao ler a Bíblia, apontamos a antena espiritual na direção do sinal do Espírito de Deus. Sintonizado com a Palavra, você compreende mais coisas e percebe mais sentido na vida do que jamais pensou ser possível. Isso significa que toda vez que você precisar tomar uma decisão, a primeira coisa que fará será se perguntar: “Qual é a vontade de Deus sobre isso?” O profeta Jeremias disse: “Assim dirá cada um de vocês ao seu amigo ou parente: O que o Senhor respondeu? O que o Senhor falou?” (Jr 23:35).
Às vezes encontro jovens que dizem que estão seguindo a própria consciência ao tomar decisões sérias e comprometedoras. O problema de fazer de nossa consciência a fonte de autoridade é que ela apenas reflete o que a alimentou. Em Tito 1:15, é dito que a consciência pode ser corrompida. A consciência nem sempre tem razão. Na sociedade atual, o que é certo hoje será errado amanhã ou vice-versa. A Palavra de Deus é a única fonte segura para nos orientar sobre as decisões da vida.
Numa carta endereçada a um de seus filhos, Ellen White aconselhou: “Educa tua mente em amar a Bíblia” (Testemunhos Seletos, v. 1, p. 245). Quando preciso escrever uma dedicatória para um jovem em sua Bíblia, geralmente escrevo essa frase. Em Apocalipse 1:3, está escrito: “Bem-aventurados aqueles que leem.”
Lembra quando você recebeu a primeira carta de amor? Talvez você tenha recebido uma mensagem no WhatsApp. Você devorou a mensagem. Leu e releu. Tornou a ler a mensagem. Procurou nas entrelinhas um significado oculto. Perguntou-se: “O que meu amor quis dizer com esta palavra? E com aquela?” Faça o mesmo com a Bíblia. Leve-a a sério. Estude-a diariamente.