Há alguns estudiosos da Bíblia que interpretam essas palavras de Salomão de um jeito peculiar. Desconsiderando o transcendente, entendem que o conselho do sábio é para os filhos não se esquecerem de seus pais. Isso porque a palavra “Criador”, quando lida no hebraico original, encontra-se no plural e poderia ser traduzida literalmente como “criadores”. Não é meu interesse discutir a interpretação do texto, embora isso esteja claro para mim. Creio que essa leitura “alternativa” se encontre também no conselho original – um lembrete que aponta para Deus.
A expressão “lembre-se” sugere que o ser humano pode ser traído pela própria memória. Há, na Bíblia, diversos conselhos assim. Talvez o mais conhecido seja o de Êxodo 20, a respeito do sábado, que diz: “Lembra-te do dia de sábado, para santificá-lo” (v. 8). É interessante notar que, nesse caso, também há uma referência a Deus como Criador. A confirmação dessa crença é celebrada no descanso sabático. O fato é que o tempo passa, e os homens se esquecem de Deus, do dia de descanso e do próprio evento da criação.
Isso não é de hoje. Não demorou muito para a humanidade se esquecer de Deus. A escritora Ellen White escreveu algo que me chocou quando li pela primeira vez. A respeito das pessoas que viviam nos dias de Noé, ela disse: “Procuravam apenas satisfazer aos desejos de seu orgulhoso coração e se satisfaziam com momentos de prazer e maldade. Não querendo conservar a Deus em sua memória, logo passaram a negar Sua existência” (Patriarcas e Profetas, p. 65 [91]). Você percebeu? Mesmo vizinhos do Éden, mesmo a poucas gerações da criação, as pessoas foram capazes de negar a existência de Deus.
O tempo passa, e corremos o risco de esquecer o Criador. Quando isso acontece, esquecemos também que somos apenas criaturas dependentes e vivemos a vida desconsiderando esse fato importante. Por isso, o conselho do sábio é: “Lembre-se.” Lembrar é valorizar, respeitar, levar em conta antes das decisões, buscar conselho… é colocar em primeiro lugar. Será que você não precisa se lembrar de Deus hoje? Pense sobre isso.