Sexta-feira
01 de setembro
Lembrete rápido
Os filhos de Israel entraram pelo meio do mar em seco, e as águas foram qual muralha à direita e à esquerda deles. Êxodo 14: 22

Quando estava me dirigindo para a porta lateral do nosso clube comunitário naquela noite, lembrei-me de que havia pouca luz lá fora e dei meia-volta. Mantenha-se em segurança, Nancy, repreendi a mim mesma. Distraidamente, eu me aproximei da porta, e uma rajada de ar frio bateu no meu rosto quando a porta dupla automática se abriu. No mesmo instante, meus pensamentos se voltaram para uma noite incrível na qual Moisés levantou seu cajado acima do Mar Vermelho, enquanto as carruagens do faraó avançavam rapidamente, causando medo na multidão que escapava. Um vento forte chamou a atenção dos que estavam ali, enquanto Moisés percebeu que se encontrava em solo sagrado mais uma vez. O Deus altíssimo de Abraão, Isaque e Jacó estava presente ali e fez com que os paredões de água caíssem, sugando as carruagens e se transformando em um mar de desespero. Milhares de pessoas continuaram a jornada em terra firme, porém em silêncio, desejando que aquele escape milagroso não fosse apenas um sonho.

Pode parecer estranho, mas naquele momento pude sentir a fúria da tempestade e a emoção indescritível que os pais e mães devem ter experimentado quando perceberam que a liberdade estava mais perto do que nunca. Mas, do mesmo modo que aquela viagem no tempo surgiu na minha mente, ela evaporou no ar frio da noite, enquanto eu saía em direção ao meu carro, pensando que Deus ainda salva Seu povo nos dias de hoje.

Vinte anos atrás, um amigo da família, o Dr. Tom, compartilhou comigo uma citação de Ellen White, quando eu me preparava para dirigir um centro para militares na Coréia do Sul. O Dr. Tom tinha sido missionário em diferentes partes do mundo e, por isso, ele sabia que a vida podia ser bem incerta às vezes. Fiquei muito emocionada com a consideração dele em compartilhar aquele texto comigo. Um dia, quando vi uma obra de arte que retratava Moisés diante do Mar Vermelho, tive certeza de que aquela história tinha que ser o foco de quem passasse pelo Centro Internacional Para Militares, em Seul, na Coréia do Sul. Eu sabia que aquela história que Deus tinha colocado em meus pensamentos e a citação de Ellen White se juntaram a fim de levar conforto a todos que entrassem naquele lar longe de casa: “O caminho por onde Deus guia pode se estender através do deserto ou do mar, mas é [sempre] um caminho seguro” (Patriarcas e Profetas, p. 241) .

{ Nancy Neuhart Troyer }