Segunda-feira
08 de outubro
Liberdade
O Senhor fez tudo para certos fins, e o fim dos maus é a desgraça. Provérbios 16:4, NTLH

Você decide”. Esse era o título de um programa de TV muito famoso na época em que eu era adolescente. Transmitido uma vez por semana em uma grande emissora brasileira, o programa apresentava uma história em que sempre estavam envolvidos elementos de drama e ação. Na última parte de cada episódio, o programa era interrompido, e duas opções de final eram apresentadas ao público, que deveria ligar para escolher. A mais votada era exibida como desfecho da história. O jargão do apresentador se tornou famoso: “O final, você decide.”

Na vida, também é assim. Deus nos deu a capacidade de decidir que rumos queremos tomar. É sobre isso que o provérbio de hoje está falando. Ele não se refere a qualquer conceito de predestinação divina; apenas usa uma linguagem poética para falar das consequências de nossas escolhas.

Deus não planejou o pecado e o sofrimento. Ele criou o mundo sem defeito. A humanidade foi feita para se relacionar em perfeita harmonia e interagir com Deus e a natureza, usando sua liberdade. Entretanto, o homem resolveu se afastar desse plano perfeito. Quando Adão e Eva escolheram desobedecer ao Criador e comeram o fruto proibido, as coisas deixaram de ser como Deus planejara. Hoje vivemos em um planeta diferente daquele que estava nos planos originais do Criador.

Colhemos as consequências da fatídica mordida no fruto do conhecimento do bem e do mal. É como afirmou Salomão: “Tudo o que aprendi se resume nisto: Deus nos fez simples e direitos, mas nós complicamos tudo” (Eclesiastes 7:29, NTLH). Foi assim que aconteceu no Éden e é assim que continua acontecendo hoje. Complicamos o que é simples e estragamos o que é bom.

Mas nem tudo está perdido. A mesma liberdade que nos tirou do Éden pode nos conduzir de volta para lá. Precisamos escolher nascer de novo e, a cada dia, renovar nosso compromisso com Deus. Essa decisão também tem consequências: Jesus nos salvará por Sua graça e nos colocará de novo no plano original de Deus.

O Eterno nunca planejou o mal nem predestinou ninguém para sofrer. Esse é um ensinamento do inimigo querendo mudar a imagem de Deus em nossa mente. Tudo o que Cristo quer para nós é o bem. Permita que Jesus conduza sua vida, e os divinos planos de amor serão a rota de sua felicidade.