Na Flórida, EUA, há um tipo de lagartixas muito comum, os geckos. Elas sempre são vistas em lugares onde há sol e são totalmente inofensivas. Mas, quando entram na minha casa, acabam tendo problemas. Algumas delas escalam o batente da porta da nossa varanda para pegar sol. Mas quando abrimos a porta, elas caem e entram em casa. Quando isso acontece, tento pegar a lagartixa e colocá-la rapidamente do lado de fora. No entanto, elas me evitam e fogem, escondendo-se atrás das cortinas ou embaixo dos móveis. Como andam muito rápido, é difícil capturá-las. Por mais que eu tente, nem sempre consigo colocá-las de novo para fora de casa. O problema é que geralmente essa é a sentença de morte dessas criaturas. Com frequência, encontro um corpinho desidratado e morto embaixo de um móvel ou em um canto da casa. Se ao menos a lagartixa se submetesse ao meu resgate, eu daria a liberdade que ela merece.
Geralmente, somos como as pequenas lagartixas que entram em casa. Nosso desejo por independência e teimosia nos levam a entrar em situações que nos causam problemas espirituais, financeiros, sociais e físicos. Se nossa mente estiver inclinada a buscar a liberdade pelos nossos próprios esforços, cederemos às tentações de Satanás. Apesar dos avisos que os familiares e amigos nos dão, das impressões que o Espírito Santo coloca em nosso coração e do nosso próprio julgamento dizendo que não devemos fazer aquilo, geralmente tomamos o caminho que leva a consequências indesejadas. Podemos nos meter em uma grande confusão!
Assim como meus intensos esforços para libertar a lagartixa, há Alguém tentando nos libertar também. Nosso Pai celestial tenta nos guiar por meio das impressões que o Espírito Santo coloca em nosso coração. Mesmo quando resistimos aos Seus esforços, Ele não desiste de nós e nos oferece novas oportunidades. Quando somos indiferentes ao Seu chamado, Ele tenta outras formas de chamar nossa atenção. Seu amor é o que O motiva a nos salvar. Ele nos criou e nos redimiu por meio do sacrifício do Seu Filho na cruz do Calvário.
A maior segurança de uma liberdade total é ter um relacionamento com Deus. Isso significa passar tempo com Ele todos os dias, interagindo por meio do estudo da Bíblia, da oração e da meditação. Ao fazer isso, nossa resistência à Sua vontade se esvai, e nos deleitamos em seguir Seus preceitos e mandamentos. Quem você quer que controle a sua vida?
{ Marian M. Hart-Gay }