Sábado
15 de setembro
Lições da árvore de pecã
O Senhor não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração. 1 Samuel 16:7

Em uma manhã de outono, comecei a abrir nozes pecã da árvore no quintal. Algumas tinham cascas grossas; e outras, muito finas. As formas variavam – longa, curta, redonda. Eu procurava pecãs cujas nozes fossem carnudas, nutritivas e satisfatórias ao paladar. Nunca soube o que encontraria no interior de cada casca que quebrava. Ao abri-las, achei algumas nozes bonitas, gostosas. Outras, porém, estavam secas ou estragadas. Outras ainda não haviam chegado à plena maturidade. Umas poucas nozes tinham vermes habitando no interior. Enquanto quebrava a casca das diferentes pecãs, comecei a pensar em como ilustram vários princípios bíblicos.

Primeiro, assim como ocorre com as pecãs, não conhecemos o coração de outra pessoa simplesmente ao olhar a “casca”, o exterior. Embora tenhamos a tendência de julgar pela aparência exterior, a Bíblia diz que somente Jesus pode ver o coração. Quando nós, ao passar tempo com outros, permitirmos que Ele nos mostre suas necessidades, Ele também nos mostrará como lidar com elas.

Segundo, apenas Deus pode ver se o coração de alguém está espiritualmente seco pela falta daquela nutrição que vem pelo tempo passado com Jesus. Deus nos mostrará quais corações, ao nosso redor, estão sofrendo estiagem espiritual, com a diminuição da esperança ou da coragem. Frequentemente, Ele nos levará a encontrar palavras e maneiras de animar esses corações feridos. Podemos convidá-los a orar conosco ou a fazer parte de um grupo de estudo da Bíblia.

Terceiro, Jesus não joga fora os espiritualmente imaturos ou os corações que, aos nossos olhos, parecem estragados devido às escolhas pecaminosas do passado. Jesus sabe que, mais do que os outros, eles necessitam de aceitação, interesse, tolerância, perdão e amor. À medida que crescem ou são curados, necessitam – mais do que nunca – de nossa paciência. Tanto o crescimento quanto a cura levam tempo. Jesus gostaria que nós os tratássemos com a mesma misericórdia e graça com que Ele nos trata. Jesus não apenas vê o coração por trás da casca, mas Ele o aceita e o ama.

Senhor, ajuda-nos a ser como Tu és – alguém que não julga pela aparência, mas que é tolerante, compassivo e amoroso. Amém.

Rebecca Crittenden Lowry Banks