Sábado
04 de novembro
Lições de um barco
O SENHOR é a minha força e o meu cântico, porque Ele me salvou. Salmo 118:14

Quando meus filhos eram pequenos, lembro-me bem do quanto eles gostavam de ouvir histórias. Uma dessas histórias se chamava “Scuffy, o Barco Rebocador”. Scuffy era um navio que trabalhava no porto e que aprendeu a ver o quão importante era o seu trabalho, mesmo ele sendo pequeno.

O rebocador é um tipo de barco que manobra embarcações, empurrando-as ou rebocando-as. Ele movimenta embarcações, tais como navios, que não conseguem se movimentar sozinhos em um porto lotado ou em um rio estreito. Os rebocadores são poderosos para o seu tamanho e reforçados em sua construção, e alguns podem ir para o mar.

Recentemente, quando meu marido e eu estávamos observando as margens do Rio Port, notamos que um rebocador parou perto de onde estávamos sentados. Enquanto discutíamos as funções daquele barco, olhamos para o outro lado e vimos um enorme navio de carga vermelho na curva do rio, acompanhado por outro rebocador, que atuava como barco piloto. Ele se aproximou devagar e quase parou. Foi aí que vimos uma coisa surpreendente, pois cada rebocador tomou sua posição a fim de controlar totalmente aquele navio gigantesco. Um deles enfiou o “nariz” na proa de um lado, e o outro parecia estar conectado, puxando o outro lado pela popa. O navio se moveu lentamente até chegar ao local onde deveria ser atracado. Os dois rebocadores então o manobraram, virando-o completamente, antes de irem para o mesmo lado e empurrarem cuidadosamente o enorme navio de carga até o ancoradouro!

Esses rebocadores estavam colocando em prática o que Eclesiastes 9:10 nos aconselha a fazer: “Tudo o que vier às suas mãos para fazer, faça-o conforme as suas forças”. Enquanto eu observava o trabalho em equipe dos dois rebocadores, Eclesiastes 4:9 também me veio à mente: “Melhor é serem dois do que um, porque maior é o pagamento pelo seu trabalho.” Podemos aprender muito com o trabalho em equipe, pois, quando trabalhamos juntos, fazemos mais e com maior satisfação.

Também me lembrei de Isaías 28:26: “Pois o seu Deus o instrui devidamente e o ensina.” Assim como os pilotos dos rebocadores precisam de instrução nas habilidades que devem desempenhar, nós também precisamos da orientação divina em tudo o que fazemos . “Reconheça o SENHOR em todos os seus caminhos, e Ele endireitará as suas veredas” (Provérbios 3:6).

{ Lyn Welk-Sandy }