Domingo
26 de novembro
LIÇÕES DO MAR
Foi bom para mim ter sido castigado, para que aprendesse os Teus decretos. Salmo 119:71

Em Pescadero, na costa da Califórnia, há uma famosa praia de seixos. Lá as pedrinhas são constantemente arrastadas pelas ondas e jogadas de um lado para outro, inclusive contra os próprios recifes. É um rugido constante, dia e noite, sem parar. Sabe o resultado dessa “guerra”? Turistas do mundo inteiro se dirigem para lá, a fim de recolher aqueles belos pedregulhos arredondados. Cada um possui características exclusivas e serve de enfeite em muitos ambientes. 

Um pouco mais adiante na costa há outro recife, que é um anteparo contra a força do mar. Contornando-o, chega-se a uma enseada quieta, protegida de tempestade e sempre banhada de sol. Ali há uma quantidade enorme de seixos que nunca foram procurados pelos turistas. Sabe por quê? Pela simples razão de que não foram afetados pela fúria das ondas. A calmaria e a bonança os deixaram exatamente como sempre foram: ásperos, angulosos, sem beleza. 

O mar da vida nos ensina preciosas lições através das dificuldades. Talvez a maior delas seja a capacidade de superar desafios. Pescadores e ostras que o digam! Enquanto os primeiros têm a árdua tarefa de obter dia a dia o seu sustento, as ostras produzem as suas joias mediante um incrível processo de dor. Uma pérola surge a partir de um profundo incômodo causado quando um cisco intruso qualquer penetra e se esconde no interior da concha. O sofrimento só é atenuado quando a ostra produz a madrepérola, uma resina que envolve o agente invasor e, consequentemente, acaba produzindo a pérola. 

Você já ouviu aquele ditado popular que diz: “Um mar calmo nunca fez bom marinheiro”? Essa é a mais pura verdade! A passividade e a falta de desafios nunca construíram positivamente o caráter de ninguém, e muito menos produziram personalidades vitoriosas. Disse John Shedd: “Um navio no porto está em segurança, mas não foi para isso que se construiu a embarcação.” Portanto, agradeça a Deus as dificuldades do “mar”. 

Talvez as ondas que têm açoitado a sua vida sejam fortes e assustadoras. Mas não desista! Essas dificuldades estão aí para polir o seu caráter. Levante a âncora, arrume as velas e vá para o mar! Lá existem grandes lições de Deus para você.