Há mais de quarenta anos, visitamos as ruínas da antiga cidade de Filipos. Nunca esquecerei a caminhada sobre as pedras onde Paulo e Silas andaram e a visão de um edifício que poderia ter sido sua prisão. Para mim, Filipos é especialmente interessante por causa de Lídia, que viveu e trabalhou lá. Empresária próspera, ela vendia tecidos de púrpura. Ela era natural da Ásia Menor, onde tecidos de lã e de linho eram tingidos de lilás.
Eu adoraria visitar a loja de moda de Lídia, mas acho que não teria dinheiro suficiente para pagar por algo. Sua butique era clássica, e os tecidos luxuosos eram muito caros. Mesmo assim, seria maravilhoso apenas tocar e senti-los entre meus dedos.
Lídia não era judia, mas tinha fé, e se encontrava com outras mulheres nas margens do rio para orar aos sábados. Paulo e seus companheiros se uniam a elas e falavam sobre Jesus. O coração de Lídia foi tocado, e ela foi batizada. Paulo conheceu Lídia em um grupo de oração formado por mulheres ao compartilhar o evangelho com elas. É interessante o fato de Paulo ter ficado feliz em se reunir com mulheres? Ele estava convencido de que Lídia tinha fé genuína e confiança em Cristo; portanto, estava pronta para ser batizada. Ela foi a primeira pessoa batizada no continente europeu. A primeira igreja na Europa foi fundada em sua casa! Depois que Paulo e Silas foram libertados da prisão, dias mais tarde, eles novamente se reuniram com os cristãos na casa de Lídia, antes de saírem da cidade. Em uma carta subsequente à igreja filipense, Paulo menciona a ajuda financeira especial que eles forneceram. É provável que Lídia tenha sido uma das pessoas que contribuíram.
Lídia era uma mulher de negócios bem-sucedida, que tinha um coração sensível e um lar hospitaleiro. Como o texto bíblico afirma que toda a sua família foi batizada com ela, é possível que Lídia tivesse uma família grande e quisesse que todos aceitassem Jesus como seu Salvador. Essa mulher rica e respeitada se tornou uma fiel discípula de Jesus. A verdade que ela descobriu em Jesus determinou o curso de sua vida futura e também de seus familiares. Isso é algo que todas nós podemos aprender com ela.
Hannele Ottschofski