Alguma vez você já ouviu a expressão: “Se a vida lhe der limões, faça uma limonada?” Bem, existe muita diferença na forma como as pessoas reagem às situações da vida, isso porque cada uma processa e sente a informação de um jeito.
Segundo o psicólogo adventista Julián Melgosa, “uma maneira de conseguir o estilo de pensar positivo é rejeitando pensamentos negativos e os substituindo por opções positivas. Os pensamentos pessimistas costumam surpreender a pessoa de forma automática e sem nenhuma lógica. É importante, portanto, identificá-los e mudar esse tipo de pensamento” (Mente Positiva, p. 12).
Lembro-me de que costumava dizer a mim mesma o quanto era ansiosa até que finalmente entendi que essa atitude estava me deixando doente em vez de melhorar a situação. Levei tudo a Cristo em oração e resolvi que não deixaria que nada me abatesse ou dominasse. Decidi submeter minha mente ao domínio de Deus, independentemente das circunstâncias. Desde então, tenho desfrutado momentos muito especiais com meu Senhor. Isso não significa que os problemas ou as crises desapareceram. No entanto, tenho procurado pensar somente em coisas boas, conforme o conselho de Filipenses 4:8.
Nossos pensamentos precisam ser avaliados com regularidade. Afinal, eles despertam emoções em nós e são responsáveis por nossas atitudes. Não é à toa que Ellen White dizia que os pensamentos são a cidadela da mente (Orientação da Criança, p. 462). Se você se permite pensar indiscriminadamente sobre qualquer coisa, se avalia as situações da vida sempre pelo lado ruim, estará causando grande dano a si mesma.
Precisamos enfrentar as situações amargas com disposição espiritual. Portanto, avalie como têm sido seus pensamentos e procure substituí-los por aqueles que geram prazer e confiança no Salvador. E, se quiser fazer saborosas limonadas com os limões da vida, fica uma receita preciosa: desenvolva o bom humor, mantenha boas relações sociais, faça algo que lhe dê prazer, alimente-se bem, pratique exercícios físicos, olhe para o futuro com esperança e, principalmente, esteja sempre em contato com o Criador.
Jorgeana Alves Longo