Sábado
21 de abril
Língua mentirosa
Há seis coisas que o Senhor odeia, sete coisas que Ele detesta: [...] língua mentirosa [...]. Provérbios 6:16, 17

Há alguns dias meu filho, de dois anos, esteve doente. Embora ele ainda não consiga expressar seus sentimentos com palavras, era perceptível que seu corpo estava dolorido, assim como a garganta que, segundo o médico, estava bem inflamada. Eu e minha esposa tínhamos um sentimento em comum: preferiríamos que aquela doença estivesse em nós.

Em geral, os pais são assim. Quando um filho sofre, eles sofrem também. Com Deus não é diferente, e Satanás sabe disso. Para fazer o Senhor sofrer, o inimigo faz de tudo para atingir Seus filhos.

A primeira arma do diabo contra os filhos do Pai celestial foi a mentira. Ela foi a artimanha usada por Satanás para enganar os anjos no Céu e os primeiros humanos; ele ainda continua usando esse artifício.

Após se rebelar contra Deus, o antigo querubim da guarda começou um trabalho de convencimento dos anjos a respeito do governo de Deus. Ele lançou mentiras sobre o caráter divino dizendo que o Senhor era um ditador e que não havia amor em Seu reino. Ele conseguiu convencer, por meio da mentira, uma grande parte dos anjos de que valeria a pena se rebelar contra o governo celestial. Assim, um terço dos anjos de Deus foi retirado da presença do Pai, causando grande sofrimento ao Criador.

Essa mesma tática foi usada na primeira mentira da Terra. Satanás lançou dúvidas sobre as intenções de Deus em relação ao primeiro casal. Toda a humanidade deveria viver em um planeta perfeito. Não haveria mortes, doenças, separações e todas as outras coisas ruins que presenciamos hoje. No entanto, uma mentira contada pelo inimigo privou a humanidade dos benefícios que Deus havia planejado para ela.

Ellen White escreveu que Adão e Eva “foram informados de que teriam que perder seu lar edênico. Tinham cedido aos enganos de Satanás e crido em suas palavras de que Deus mentira. Pela sua transgressão, tinham aberto o caminho para Satanás ganhar mais fácil acesso a eles, e não era seguro permanecer no jardim do Éden, pois em seu estado pecaminoso poderiam ter acesso à árvore da vida e perpetuar uma vida de pecados” (História da Redenção, p. 40, 41).

A mentira privou os filhos do Pai celestial de desfrutarem um Universo perfeito. Isso feriu Seu coração de Pai. Por isso, o Senhor odeia a mentira. Se você quiser alegrar o Céu, faça da verdade seu estilo de vida.