Li uma vez em algum lugar que os gatos podem produzir cerca de sessenta sons diferentes. Estou familiarizada com cerca de dez. Meu esposo e eu voamos da Virgínia para Phoenix, no Arizona, para ajudar nossa filha, Julie, a transportar seus dois animais de estimação para o Texas. Ela acabava de terminar cinco anos de estudos médicos em uma faculdade de medicina da Califórnia e estava indo ao encontro do esposo, Craig, em San Antonio.
Otto era um gato siamês e Jeff, preto e branco. Passamos a noite em uma pousada e retomamos a viagem no dia seguinte. Cada gatinho pesava sete quilos e odiava ficar na caixa de transporte. Eles ficaram muito inquietos. Jeff protestava constantemente. Ele chorava, parecendo uma pessoa. Otto simpatizava com o sofrimento do parceiro com outro som intermitente.
Carl e Julie se revezaram para dirigir. Eu era a “cuidadora dos gatos.” Então disse a mim mesma: A música acalma os animais selvagens. Vamos ver se isso ajudará a amansar os gatos. Comecei a cantar músicas e rimas infantis sobre gatos e outros animais para eles. Também comecei a acariciá-los, esfregando as costas e o pescoço deles. Eles se acomodaram e dormiram por uma hora ou mais. Quando acordaram, o coro de gatos recomeçou. Essa rotina durou toda a nossa viagem.
A possível tradução para os sons que eles faziam: Esta viagem nunca vai acabar?
Outro possível significado: Ficar muito tempo confinado é realmente ruim! Eles transmitiam nitidamente o quanto estavam angustiados.
Nós, também, às vezes, temos problemas que parecem muito difíceis de suportar. Alguns usam bastante os sons. Outros conseguem encontrar palavras para expressar os sentimentos que surgem na alma. Mas Deus entende toda a linguagem humana. Por isso, se não conseguimos falar, podemos simplesmente orar em pensamento a Ele.
Os gatinhos ficaram muito aliviados, e nós também, quando chegamos a San Antonio. Os gritos por ajuda foram atendidos.
E a ajuda também está disponível para nós. Nós só precisamos acessá-la. Jeff e Otto não foram orgulhosos para pedir ajuda. Nós também não devemos ser.
“Deus é o nosso refúgio e a nossa fortaleza, auxílio sempre presente na adversidade” (Sl 46:1).
Bonnie Moyers