Uma das grandes verdades da Bíblia é que não sabemos orar como convém. Nossas palavras e sentimentos são confusos, pois nosso coração é enganoso (Jr 17:9). Nem mesmo conhecemos nossas reais intenções quando pedimos algo ao Senhor. Por isso, o Espírito Santo precisa interceder por nós com “gemidos inexprimíveis” (Rm 8:26).
Um exemplo de oração equivocada encontra-se em Números 11. Durante a peregrinação rumo à Terra Prometida, os israelitas imploraram ao Senhor que lhes desse carne para comer. Eles já estavam cansados de tanto maná. Era maná no desjejum, no almoço e no jantar. Imagino que tenham inventado todos os tipos de “prato” possíveis: maná assado, cozido, ao natural, bem-passado, malpassado, acompanhado de frutas secas ou de temperos do deserto. Mas o que eles queriam mesmo era a comida do Egito.
Como um problema sempre gera outro, a revolta gastronômica dos israelitas se transformou em uma grande murmuração. Em vez do “pão dos anjos” (Sl 78:25), eles desejaram os “pepinos e cebolas do Egito”. Note que toda a dificuldade deles se concentrava na região da boca! O povo foi reclamar com Moisés, e ele, por sua vez, foi reclamar com Deus, que respondeu: “Consagrem-se para amanhã, pois vocês comerão carne” (Nm 11:18).
Deus não apenas respondeu à oração do povo, mas atendeu-lhe o pedido. No dia seguinte, “veio um vento da parte do Senhor que trouxe codornizes do mar e as fez cair por todo o acampamento, a uma altura de noventa centímetros, espalhando-se em todas as direções num raio de um dia de caminhada” (Nm 11:31). Com aquela imensa quantidade de carne, veio uma praga que matou muita gente. Em vez de bênção, o povo colheu maldição.
Como os discípulos de Jesus, precisamos pedir que Ele nos ensine a orar (Lc 11:1). Nossas orações devem se concentrar na vontade de Deus, não em nossos desejos pecaminosos. Robert Law escreveu: “O propósito da oração não é ter a vontade do homem feita nos Céus, mas a vontade de Deus feita na Terra.”
Qual é o seu grande pedido a Deus? Pense bem antes de falar, pois Ele pode lhe dar o que você quer. É mais sábio dizer: “Seja feita a Tua vontade, assim na Terra como no Céu” (Mt 6:10).