A Bíblia está repleta de histórias emocionantes. Uma delas é a do rei Manassés. Ele foi um homem que agiu intencionalmente para irritar a Deus e fez coisas horríveis. A descrição bíblica de seus pecados se assemelha muito a uma ficha criminal de um bandido da pior espécie.
Está escrito que “ele fez o que o Senhor reprova, imitando as práticas detestáveis das nações que o Senhor havia expulsado de diante dos israelitas. Reconstruiu os altares idólatras que seu pai Ezequias havia demolido; também ergueu altares para os baalins e fez postes sagrados. […] Nos dois pátios do templo do Senhor ele construiu altares para todos os exércitos celestes. Chegou a queimar seus filhos em sacrifício, no vale de Ben-Hinom; praticou feitiçaria, adivinhação e magia, e consultou médiuns e espíritas. Fez o que o Senhor reprova, provocando-O à ira” (2 Crônicas 33:2-6).
O rei Manassés é um exemplo do que o provérbio de hoje quer nos dizer. Ele recebeu uma educação que apontava para o Deus verdadeiro; mas, aos poucos, foi escolhendo trilhar pelo caminho do mal. Cada passo dado em direção ao pecado, fazia com que ele se emaranhasse mais nas cordas de Satanás.
Aos olhos humanos, talvez Manassés não tivesse mais chances, mas o Senhor tem uma misericórdia infinita e, por isso, buscou o rei ímpio. Enviou os assírios para o capturarem. Dentro da prisão, ele se arrependeu, e a Bíblia conta que Deus imediatamente o perdoou.
Ninguém está tão emaranhado nas cordas do pecado que não possa ser salvo por Jesus. Se pararmos de ser rebeldes e gritarmos pelo socorro do Céu, acontecerá conosco o que aconteceu com Manassés. A Bíblia diz: “Portanto Ele é capaz de salvar definitivamente aqueles que, por meio Dele, aproximam-se de Deus, pois vive sempre para interceder por eles” (Hebreus 7:25).
A força para desfazer os nós do pecado não está no ser humano. Se quisermos ser livres, devemos recorrer a Jesus. Diz Ellen White: “Deus não nos deixou lutar com o mal em nossa própria, limitada força. Sejam quais forem nossas tendências herdadas ou cultivadas para o erro, podemos vencer, mediante o poder que Ele nos está disposto a comunicar” (A Ciência do Bom Viver, p. 175, 176).
As cordas do pecado estão prendendo você? Jesus sabe desatar até os mais difíceis nós. Entregue-se a Ele e receba hoje a salvação.