Lembro-me de ter visto uma foto quando eu era criança e que nunca saiu da minha cabeça. Naquele retrato antigo, minha mãe estava sentada à mesa da cozinha, escrevendo, rodeada de papéis. Era bem cedo, e ela estava estudando. Sua expressão era de concentração.
Mamãe fez faculdade depois que eu e meu irmão entramos na escola. Eu tinha quatro anos, e ele, doze. Ela se desdobrava para realizar todas as atividades de mãe, esposa, dona de casa, além de suas várias atividades na igreja como professora das crianças e diretora de clube de Desbravadores.
Quando pequena, eu nunca tinha entendido muito bem essa questão de adultos acordarem cedo para fazer as coisas, mas sempre percebi que mamãe gostava de dormir cedo e depois acordava de madrugada para realizar suas mil atividades.
Depois de alguns anos, comecei a entender melhor o significado de estar acordada nas madrugadas. Confesso que nem sempre consigo “madrugar”, mas tenho pedido a Deus que me ajude.
É nas madrugadas que posso conversar com Deus em silêncio. É nessa hora que posso fazer minha devoção pessoal com qualidade, mais tempo e com tranquilidade. Posso até mesmo escrever esta meditação ao som de passarinhos que cantam em bando aqui perto. É nesse momento que encontro o tempo que muitas vezes não tenho durante o dia.
Você pode até pensar que isso é impossível ou que é surreal, mas conheço pessoas que, mesmo com suas variadas atividades, como mãe, estudante, com duplas e triplas jornadas, ainda conseguem ter esse momento tão importante.
Creio que, quando nos colocamos à disposição de Deus, torna-se possível ter um momento de qualidade com Ele. Porém, muitas vezes, isso requer renúncia, deixar de lado algumas atividades que roubam nosso tempo e colocar Cristo em primeiro lugar.
Entendo perfeitamente que muitas vezes as 24 horas do dia são insuficientes para atender a todas as nossas necessidades e resolver tantas coisas que nem cabem na agenda. Mas lembre-se: antes mesmo de fazer a agenda, antes de qualquer outra coisa e, se possível nas primeiras horas do dia, separe seu tempo para adoração. Busque em primeiro lugar o reino de Deus, e as outras coisas Deus acrescentará à sua vida (Lc 12:31).
Sabrina Telles