Quarta-feira
12 de fevereiro
LONGE DEMAIS
Não sabia, porém, que o Senhor o tinha deixado. Juízes 16:20

Certa vez, quando criança, eu, Diego, entrei no mar e comecei a brincar de pular ondas. Olhando para os banhistas ao meu redor, pensava: “Se eles conseguem estar ali, também consigo.” Avancei cada vez mais para o fundo, e o nível de dificuldade só aumentava: água no peito, no pescoço; então precisei ficar na ponta dos pés, depois comecei a saltar para conseguir manter a cabeça fora da água. Estava me divertindo muito.

Na praia, notei um tumulto. As pessoas se aglomeraram como se estivessem vendo alguém se afogando. Então pensei: “Quem será que está se afogando?” Olhei ao redor e não vi mais ninguém na água. Ao perceber os olhares fixos em mim, entendi que as pessoas estavam preocupadas comigo. Pensei novamente: “Estou calmo, não estou bebendo água, estou só brincando, por que o desespero? Vou voltar nadando para acalmar a situação.” Nesse instante, percebi que realmente estava em apuros. A maré estava me puxando para trás. Quando já estava perdendo as forças, vi meu pai, com dificuldade, indo em minha direção para me socorrer. Mesmo para ele, vencer a força do mar foi muito difícil. Graças ao seu esforço, sobrevivi para contar a história.

Esse acontecimento me lembra a história de Sansão. O Espírito de Deus estava com ele. Entretanto, ele sempre fazia as escolhas erradas, contrariando a vontade divina. Mesmo assim, Deus não o abandonava. Amigos errados, esposa errada, uso errado de sua força, conduta sexual errada. Ele brincou e enganou Dalila três vezes acerca do segredo de sua força, e, ainda assim, Deus esteve ao seu lado e lhe deu força.

Assim como a maioria dos afogamentos não acontece repentinamente, o abandono dos caminhos do Senhor é gradual. Considero o verso de hoje um dos mais tristes da Bíblia. O Senhor deixou Sansão porque ele havia escolhido não permanecer ao Seu lado, indo assim cada vez mais fundo no pecado.

Pense em sua vida. Você está nadando em segurança ou tem avançado até profundidades perigosas? Se já foi longe demais e precisa de socorro, clame a Deus, e então você verá o Pai de amor vindo em seu auxílio.