Segunda-feira
20 de julho
Louvar com alegria
Prestem culto ao Senhor com alegria; entrem na Sua presença com cânticos alegres. Salmo 100:2

O Salmo 100 é um dos salmos que eu gostaria de conhecer a melodia. É um convite ao louvor. O salmista fala de uma adoração cheia de alegria. Ele usa a palavra alegria três vezes para enfatizar que Deus é feliz e deseja adoradores alegres. Esse é um salmo que revigora a alma.

Shakespeare disse: “O coração alegre está disposto o dia inteiro, mas o coração triste se cansa no primeiro quilômetro.” A jornada cristã é longa e cansativa, mas podemos cantar enquanto caminhamos. Se estamos seguros de que a vida que Jesus oferece é a mais feliz que existe, então deveríamos ter sempre um hino em nossos lábios.

Você pode não saber cantar bem, mas, se foi salvo por Jesus Cristo, o louvor alegre será uma realidade em sua vida. Encontre uma pessoa que foi transformada e você achará um adorador feliz. O louvor é a resposta adequada de quem reconhece o que Deus fez em seu favor.

A palavra louvor significa elogio, exaltação e reconhecimento sincero. Louvar é uma forma de expressar a Deus o quanto Ele é maravilhoso. Você conhece alguém que possa fazer o que Deus faz? No Salmo 100, Davi diz que “Ele nos fez” (v. 3). Ele nos criou e redimiu. Quem mais poderia fazer isso por nós?

Deus é maravilhoso, não é? Não existe ninguém como Ele. Nem nos Céus nem na Terra. “Ele é bom, e o Seu amor leal é sincero”, diz o salmista (v. 5). Cada vez que expressamos nosso amor e admiração por Ele, estamos em atividade de louvor. Há muitas maneiras de fazer isso. A oração é um meio de dizer a Ele que O amamos, e o estudo da Bíblia é uma forma preciosa de demonstrarmos o que sentimos por Ele. Cantar é uma forma artística de louvar o nome de Deus.

Em geral, quando a igreja se une em adoração, o elemento do louvor musical está presente. Nessas reuniões, a alegria é a marca distintiva. Afinal, o próprio Deus pergunta: “Com quem vocês Me compararão? Quem se assemelha a Mim?” (Is 40:25). Abra seu coração em louvor. Permita que a alegria do Céu invada sua vida e adore o Senhor com coração feliz e satisfeito.